Podcasts

Os podcasts “Rio Memórias” têm como objetivo ampliar o alcance do conteúdo do museu virtual.

Cada episódio é o resultado de uma rica pesquisa de texto e áudio que inclui entrevistas com pesquisadores e uma reconstrução sonora minuciosa da época.

gallery-3

1ª Temporada: Rio de Conflitos

São 6 episódios narrativos e documentais, com temas escolhidos a partir da galeria “Rio de conflitos”. De Heloísa Starling a Lira Neto, especialistas nos guiam por momentos em que o Rio de Janeiro passou por conflitos dos mais variados. Vamos ouvir ainda descendentes diretos de personagens históricos como João Cândido e Oswaldo Cruz.

Trailer - 1ª Temporada

Em 1904, o decreto da vacinação obrigatória contra a varíola transformou o Rio de Janeiro em praça de guerra. Além do negacionismo científico e do moralismo da época, os protestos e quebradeiras em vários bairros revelam uma população que já estava no limite com as reformas autoritárias do prefeito Pereira Passos.

Revolta da Vacina

Veja a memória: Revolta da vacina.

Em 1794, um grupo de médicos e intelectuais cria uma rede clandestina de informações para driblar a repressão da coroa e espalhar pelo Rio de Janeiro conceitos de liberdade, bem comum e ideais inspirados na revolução francesa.

Contrabando de ideias

Veja a memória: Conjuração carioca.

Viajamos por três períodos em que as manifestações contra os preços das tarifas de transporte público evoluíram para movimentos que ajudaram a mudar a história do Rio de Janeiro e do país: as revoltas do Vintém (1880), do Bonde (1956) e as Jornadas de Junho (2013).

Nem 20 réis, nem 20 centavos

Veja as memórias: Revolta do vintem; Revolta do Bonde; Protestos de Junho de 2013.

Em 1910, João Cândido, o Almirante Negro, lidera um movimento contra os castigos físicos impostos nos navios. Marujos se recusam a aceitar a herança da escravidão e assumem o controle de embarcações importantes da Marinha brasileira em um levante histórico.

Revolta da Chibata

Veja a memória: Revolta da chibata.

Em agosto de 1954, os motins após o suicídio de Getúlio Vargas revelam a rede de intrigas que dominava a política brasileira nos anos 50. O gesto extremo do presidente e a revolta da população frearam o golpe de estado que se desenhava.

O fim da Era Vargas

Veja a memória: Motins causados pelo suicídio de Getúlio Vargas.

Das procissões abolicionistas à resistência contra a ditadura, o Rio de Janeiro sempre teve a rua como protagonista de suas lutas políticas. É na rua, ao longo de vários momentos cruciais, como o Comício de 13 de março na Central, a Passeata dos 100 mil, o movimento das Diretas), que se passa o episódio final do podcast.

O corpo e a alma das ruas

Veja a memória: Passeata dos cem mil; Comício da Candelária – Diretas Já.

rio-desaparecido

2ª TEMPORADA: RIO DESAPARECIDO

Inspirada na galeria Rio Desaparecido, a 2ª temporada do podcast vai falar sobre locais da cidade que já desapareceram ou estão esquecidos. A exceção é o primeiro episódio que traz uma homenagem às diversas vidas perdidas pela violência do Estado - está impactante!

Trailer - 2ª Temporada

Na estreia da 2ª temporada, o Rio Memórias conecta quatro trajetórias que foram interrompidas no Rio de Janeiro e viraram símbolos de resistência: Marielle Franco, Amarildo de Souza, Stuart Angel e Rubens Paiva. Entrevistado neste episódio: Mário Magalhães.

Marielle, Amarildo, Stuart e Rubens: presentes!

Um símbolo da fundação do Rio de Janeiro literalmente caiu por terra no início do século 20 e sumiu do mapa. A história do Morro do Castelo, contada com a ajuda de um depoimento histórico de dois moradores. Entrevistado neste episódio: Alberto Mussa.

Morro do Castelo

Ao longo de um século, o Rio de Janeiro viveu uma história feita de salas deslumbrantes, telas enormes, pipocas saborosas e filmes que marcaram as nossas vidas: a magia dos cinemas de rua.

Cinemas de Rua

A incrível história do Palácio Monroe, uma construção majestosa que viajou de um país para outro, se instalou no Centro do Rio, foi sede do Senado e sumiu deixando para trás uma praça vazia com um chafariz sem água. Entrevistado neste episódio: Eduardo Ades.

Palácio Monroe

No ano que marca o centenário do rádio no Brasil, uma viagem por emissoras que deixaram saudade: a magia das radionovelas, o poder dos noticiários, o fanatismo pelas grandes cantoras e a força das transmissões esportivas. Entrevistado neste episódio: Edson Mauro.

Rádios que se foram

Também nos aplicativos: