Podcasts
Confira a nova temporada do Podcast Rio Memórias – “Rio Atlântico” – baseada na galeria do site que leva o mesmo nome, disponível aqui, com curadoria da historiadora e professora da UFRJ, Monica Lima.
Os seis episódios propõem um mergulho nos mares que moldaram a conexão entre Brasil e África a partir de uma perspectiva afro-referenciada. As narrativas abordam costumes, práticas, identidades, sabores e saberes afro-cariocas, que transbordam a dor perpetrada, pelo colonialismo e pelos colonizadores europeus, a milhões de africanos que aportaram no Rio por mais de três séculos.
As entrevistas com especialistas, como Eduardo Possidônio e Nilma Teixeira Accioli, além da própria curadora Monica Lima, abordam as diferentes nações e reinos de onde partiram os africanos, a penosa travessia do Atlântico, a chegada em terras cariocas, a vida no novo continente, os retornados à África e a riqueza resultante do encontro das diversas africanidades
Rio Atlântico
1. Chegadas e Renascimentos
1. Chegadas e Renascimentos
A partir do século 16, o Rio de Janeiro recebe uma infinidade de povos que cruzam o Atlântico – por vontade própria ou, no caso dos africanos, confinados nos porões dos navios. Na abertura da 5ª temporada: o desembarque, a identidade roubada, o sentimento do banzo, a reinvenção nos zungus e nas irmandades religiosas de um Rio africanizado e forjado pelo oceano. Entrevistado neste episódio: Eduardo Possidônio.
2. A Travessia
2. A Travessia
No segundo episódio da temporada Rio Atlântico, a parte mais dolorosa da relação entre o Rio de Janeiro e o oceano: a travessia dos escravizados. A jornada terrestre do sertão africano até o litoral, a longa viagem no porão do navio, e a chegada a uma terra desconhecida. Com trechos do relato de um ex-escravizado que passou por cada uma dessas etapas. Entrevistada nesse episódio: Nilma Teixeira Accioli.
||| Rio Memórias. Histórias do Rio para ouvir. Na temporada Rio Atlântico: a travessia traumática, a outra margem, a cidade porto, as reinvenções e as heranças culturais. Visite a galeria no museu virtual riomemorias.com.br para se aprofundar nos temas. Siga @riomemorias no Instagram.
||| Apresentação: Gabriela Montoni. Coordenação, roteiros e locuções adicionais: Rodrigo Alves. Leituras adicionais neste episódio: Thiago André, do podcast História Preta. Supervisão de roteiro: Thales Ramos. Produção e entrevistas: Jamille Bullé. Pesquisa: Davi Aroeira. Edição e sonorização: Clara Costa. Assistência de edição: Giovanna Orsini. Trilha sonora original: Gabriel Falcão. Gravações: Estúdio Rastro (RJ) e Estúdio Frango no Bafo (MG). Direção executiva: Lívia Baião.
3. A outra margem
3. A outra margem
4. A cidade porto
4. A cidade porto
5. O caminho de volta
5. O caminho de volta
No quinto episódio da temporada Rio Atlântico, as histórias de africanos e africanas que não apenas conquistaram a liberdade como conseguiram voltar para casa cruzando novamente o oceano. Entrevistada neste episódio: Monica Lima.
6. A invenção do Rio Africano
6. A invenção do Rio Africano
No episódio final da temporada Rio Atlântico, a herança africana no cotidiano carioca. As palavras que a gente usa no dia a dia, os sabores, os sons, a música, e um passeio pelo lugar mais africano do Rio de Janeiro. Entrevistada neste episódio: Lucimar Felisberto dos Santos. Locução adicional: Theo Ramos.
Rio de sons
1. Sons da fé
1. Sons da fé
Na abertura da 4ª temporada, um passeio pelos sons da fé no Rio de Janeiro: os sinos das igrejas, os batuques dos terreiros, a pregação evangélica, a força sonora das várias religiões. Entrevistado neste episódio: Luiz Rufino.
2. A cidade dos pianos
2. A cidade dos pianos
No século 19, os pianos se espalharam por salas de concerto, bailes dançantes e casas abastadas no Rio de Janeiro. Em tempos de Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, a cidade ganhou o apelido de Pianópolis. Entrevistado neste episódio: Pedro Paulo Malta.
3. O berço do carnaval
3. O berço do carnaval
Uma viagem pelos entrudos, corsos, cordões, sociedades e ranchos: as origens do carnaval no Rio de Janeiro. Entrevistada neste episódio: Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti.
4. A voz dos bambas
4. A voz dos bambas
As origens do samba e do choro nas vozes de três gênios da música brasileira: Pixinguinha, Donga e João da Baiana, em seus depoimentos históricos ao Museu da Imagem e do Som.
5. Da bossa nova ao funk
5. Da bossa nova ao funk
Um diálogo improvável entre bossa nova e funk, dois sons que marcam a identidade do Rio de Janeiro, cada um no seu ritmo, cada um do seu jeito. Entrevistados neste episódio: Hugo Sukman e Juliana Bragança.
6. Um dia de sons cariocas
6. Um dia de sons cariocas
A praia, o vendedor de mate, os ambulantes, as feiras, a voz do metrô, o carro do ferro velho, as rodas de samba: no encerramento da temporada, um passeio pela paisagem sonora do Rio de Janeiro e a história por trás de cada um desses sons.
Rio, cidade em transformação
1. Chuva de flechas na Baía de Guanabara
1. Chuva de flechas na Baía de Guanabara
Entre flechas e tiros de canhão, o Rio vive a sua primeira grande transformação tentando incorporar a natureza nas batalhas da Baía de Guanabara. Entrevistado neste episódio: Rafael Freitas da Silva. III Rio Memórias. Histórias do Rio para ouvir. Na 3ª temporada, as transformações que o Rio de Janeiro atravessou ao logo de cinco séculos, desde a fundação até os dias de hoje.
2. A cidade desce o morro
2. A cidade desce o morro
Depois de subir os morros para estabelecer sua fundação, o Rio de Janeiro toma o caminho de volta e se espalha pela várzea. O nascimento das ruas, o domínio das igrejas e as trasnformações urbanas para virar sede do vice-reino. Entrevistado neste episódio: Antônio Edmilson Martins Rodrigues.
3. Quanta gente cabe no Rio?
3. Quanta gente cabe no Rio?
Com o desembarque da Família Real em 1808, a população do Rio explode em tamanho, e a cidade que lute para acomodar tanta gente. Entrevistado neste episódio: Sérgio Barra.
4. Sai da frente, la vem o progresso!
4. Sai da frente, la vem o progresso!
No início do século 20, o Bota-Abaixo do prefeito Pereira Passos transformou o Centro do Rio de Janeiro. Mas para o carioca se sentir em Paris, a população mais pobre foi arrancada do caminho à força. Entrevistado neste episódio: Jaime Benchimol.
5. Enfim, cidade maravilhosa
5. Enfim, cidade maravilhosa
A praia de Copacabana, o Maracanã, o crescimento da Zona Norte e dos subúrbios. Em meados do século 20, surge o Rio de Janeiro como conhecemos hoje: a Cidade Maravilhosa. Entrevistada neste episódio: Júlia O’Donnell.
6. De volta aos morros
6. De volta aos morros
No encerramento da 3ª temporada, a origem, a presença e a força das favelas, um elemento fundamental nas transformações urbanas do Rio de Janeiro. Entrevistada neste episódio: Pâmela Carvalho.
Rio Desaparecido
1. Marielle, Amarildo, Stuart e Rubens: presentes!
1. Marielle, Amarildo, Stuart e Rubens: presentes!
Na estreia da 2ª temporada, o Rio Memórias conecta quatro trajetórias que foram interrompidas no Rio de Janeiro e viraram símbolos de resistência: Marielle Franco, Amarildo de Souza, Stuart Angel e Rubens Paiva. Entrevistado neste episódio: Mário Magalhães.
2. Morro do Castelo
2. Morro do Castelo
Um símbolo da fundação do Rio de Janeiro literalmente caiu por terra no início do século 20 e sumiu do mapa. A história do Morro do Castelo, contada com a ajuda de um depoimento histórico de dois moradores. Entrevistado neste episódio: Alberto Mussa.
3. Cinemas de Rua
3. Cinemas de Rua
Ao longo de um século, o Rio de Janeiro viveu uma história feita de salas deslumbrantes, telas enormes, pipocas saborosas e filmes que marcaram as nossas vidas: a magia dos cinemas de rua.
4. Palácio Monroe
4. Palácio Monroe
A incrível história do Palácio Monroe, uma construção majestosa que viajou de um país para outro, se instalou no Centro do Rio, foi sede do Senado e sumiu deixando para trás uma praça vazia com um chafariz sem água. Entrevistado neste episódio: Eduardo Ades.
5. Rádios que se foram
5. Rádios que se foram
No ano que marca o centenário do rádio no Brasil, uma viagem por emissoras que deixaram saudade: a magia das radionovelas, o poder dos noticiários, o fanatismo pelas grandes cantoras e a força das transmissões esportivas. Entrevistado neste episódio: Edson Mauro.
6. Cais do Valongo
6. Cais do Valongo
No encerramento da 2ª temporada, a história do Cais do Valongo, maior ponto de entrada de africanos escravizados nas Américas, e as seguidas tentativas de apagamento dessa memória. Entrevistada neste episódio: Eliana Alves Cruz.
Rio de Conflitos
1. Revolta da Vacina
1. Revolta da Vacina
Em 1904, o decreto da vacinação obrigatória contra a varíola transformou o Rio de Janeiro em praça de guerra. Além do negacionismo científico e do moralismo da época, os protestos e quebradeiras em vários bairros revelam uma população que já estava no limite com as reformas autoritárias do prefeito Pereira Passos.
2. Contrabando de ideias
2. Contrabando de ideias
Em 1794, um grupo de médicos e intelectuais cria uma rede clandestina de informações para driblar a repressão da coroa e espalhar pelo Rio de Janeiro conceitos de liberdade, bem comum e ideais inspirados na revolução francesa.
3. Nem 20 réis, nem 20 centavos
3. Nem 20 réis, nem 20 centavos
Viajamos por três períodos em que as manifestações contra os preços das tarifas de transporte público evoluíram para movimentos que ajudaram a mudar a história do Rio de Janeiro e do país: as revoltas do Vintém (1880), do Bonde (1956) e as Jornadas de Junho (2013).
Memórias Relacionadas
4. Revolta da Chibata
4. Revolta da Chibata
Em 1910, João Cândido, o Almirante Negro, lidera um movimento contra os castigos físicos impostos nos navios. Marujos se recusam a aceitar a herança da escravidão e assumem o controle de embarcações importantes da Marinha brasileira em um levante histórico.
Memórias Relacionadas
5. O fim da Era Vargas
5. O fim da Era Vargas
Em agosto de 1954, os motins após o suicídio de Getúlio Vargas revelam a rede de intrigas que dominava a política brasileira nos anos 50. O gesto extremo do presidente e a revolta da população frearam o golpe de estado que se desenhava.
Memórias Relacionadas
6. O corpo e a alma das ruas
6. O corpo e a alma das ruas
Das procissões abolicionistas à resistência contra a ditadura, o Rio de Janeiro sempre teve a rua como protagonista de suas lutas políticas. É na rua, ao longo de vários momentos cruciais, como o Comício de 13 de março na Central, a Passeata dos 100 mil, o movimento das Diretas), que se passa o episódio final do podcast.