Paróquia São Francisco Xavier
No bairro da Tijuca, entre a Igreja dos Capuchinhos e a Basílica de Santa Therezinha, está localizada a Igreja de São Francisco Xavier do Engenho Velho.
A história da Igreja de São Francisco Xavier se confunde com a formação da própria Tijuca. Em 1565, após a fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, a região do atual bairro da Tijuca foi ocupada por padres jesuítas, que construíram ali sua fazenda e engenho (que ficou conhecido como Engenho Velho). Já a ermida foi construída na década de 1580 e teve a participação do padre José de Anchieta. A homenagem a São Francisco Xavier é, possivelmente, posterior a 1622, ano de canonização do santo.
Com a expulsão dos jesuítas em 1759 por ordem do Marquês de Pombal, a igreja passou a pertencer ao Curato (zona geográfica eclesiástica da Igreja Católica) de São Francisco Xavier. O destaque dessa igreja na vivência religiosa e social da região transformou-a no pólo centralizador, em torno do qual se desenvolveu o bairro da Tijuca.
Desde a sua construção, a igreja passou por sucessivas reformas e intervenções, sendo uma delas apoiada por Duque de Caxias, que residia num palacete na Rua do Andaraí Pequeno (atual Conde de Bonfim) e era um fiel paroquiano.
Atualmente, a igreja é acessada após o visitante passar por um caminho cercado por palmeiras imperiais. De cada um dos lados da porta principal, há duas placas que contêm frases de Caxias e do padre José de Anchieta. No interior, há três relíquias de grande valor histórico: a pia batismal mais antiga em uso no Rio – provavelmente de 1627; a imagem de Nossa Senhora das Dores, presente da Imperatriz D. Teresa Cristina em 1880; e um fragmento do osso do braço de São Francisco Xavier, doado pelo Papa Pio XI em 1931, quando a paróquia foi agregada à de São João Latrão (Roma), que é considerada igreja-mãe de todos os templos católicos.
A tradição faz dessa igreja uma das favoritas para a celebração dos casamentos realizados no bairro. Ela foi uma das escolhidas para uma visita do Papa Francisco em 2013, durante a realização da Jornada Mundial da Juventude.
Leia conteúdos relacionados:
-
Mesquitas no Rio
-
Igreja da Penha
-
Catedral Metodista do Rio de Janeiro
-
Grande Templo Israelita
-
Igreja positivista
-
Igreja de São Francisco de Paula
-
Igreja de Nossa Sra. do Rosário e S. Benedito
-
Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé
-
Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo
-
Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro
-
Outeiro da Glória
-
Mosteiro de São Bento