Convento da Ajuda

O Convento da Ajuda foi o primeiro convento feminino do Rio de Janeiro. Inaugurado em 30 de março de 1750, no primeiro ano contava com 23 noviciadas, chegando a 57, em 1766. Era considerado um convento de elite porque as freiras vinham, em geral, de famílias abastadas. A igreja do convento era uma das mais suntuosas da cidade.

O chafariz das Saracuras é obra de Mestre Valentim e foi inaugurado em 1795 no pátio interno do convento. Desde 1917, encontra-se na Praça Gen. Osório, em Ipanema.

Imagem retirada de Biblioteca Nacional

Na foto a seguir, vemos o convento, em 1907, com o Palácio Monroe ao fundo; nota-se a Av. Central (atual Rio Branco) pronta, com postes separando as pistas de rolamento, e parte da Praça Floriano (que seria ampliada com a utilização de trecho do terreno do Convento). Após as reformas urbanas levadas a cabo por Pereira Passos e a construção dos imponentes edifícios em frente à Praça Floriano (Centro Cultural da Justiça Federal, ex-sede STF – 1907, o Museu Nacional de Belas Artes – 1908, Teatro Municipal – 1909 e a Biblioteca Nacional – 1910,) o Convento da Ajuda passou a destoar do conjunto arquitetônico eclético e de ambiente afrancesado ali formado.

Imagem retirada de: https://www.patrimoniohistoricoarqrio.org/product-page/mosteiro-de-nossa-senhora-da-concei%C3%A7%C3%A3o-da-ajuda

O convento foi então vendido à Cia. Light & Power que pretendia construir um hotel com 300 quartos. O projeto não saiu do papel mas o complexo foi demolido mesmo assim, em 1911. O terreno ficou abandonado por um tempo e, depois, foi temporariamente ocupado pelo Parque Centenário, um parque de diversões do empresário Francisco Serrador.

Imagem retirada de : https://pt.wikipedia.org/wiki/Convento_da_Ajuda

Alguns anos depois, no início da década de 1920, o parque deu lugar ao conjunto de edifícios que abrigava cinemas e teatros, também idealizado pelo famoso empresário e a região que ficou conhecida como Cinelândia – Foto 5.
As freiras foram transferidas para a Tijuca e, depois, para uma edificação em Vila Isabel que existe até hoje. A comunidade da Nossa Senhora de Conceição da Ajuda é um dos últimos conventos enclausurados do Brasil. Até 1970 as freiras nem podiam sair para consultar o médico. O convento é um dos produtores de hóstias mais importantes do Rio e fornece quase a todas as igrejas da cidade.

Fontes:
http://www.multirio.rj.gov.br
https://reficio.cc

Patrocínios

Logo da Lei de Incentivo à CulturaLogo NorsulLogo Btg PactualLogo Kasznar LeonardosLogo Adam CapitalLogo Rio PrefeituraLogo Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Parceiros

Logo PUC RioLogo Projeto República UFMGLogo MobcomLogo Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro

Realização

Logo Rio MemóriasLogo Baluarte CulturaLogo MINC Governo Federal
Pular para o conteúdo