As enchentes em Marechal Hermes
Autores: Ana Clara da Silva Macedo, Átila Máximus Arthur Bernardo Gonçalo dos Santos, Daniel Horta Barbosa Cardoso Gomes e Maria Julia de Oliveira Souza.
Situado na zona norte do Rio, com casas antigas e uma das estações ferroviárias mais charmosas da cidade, Marechal Hermes foi um dos primeiros bairros planejados do Rio. Inspirado pelas vilas operárias que conheceu em viagens à Alemanha e à França, o então presidente do Brasil, marechal Hermes da Fonseca, determinou a construção da Vila Marechal Hermes, que foi inaugurada em 1913.
Mas além das casas e da estação de trem, o bairro também é conhecido por suas grandes enchentes, que já deixaram vários moradores, trabalhadores e estudantes isolados.
As enchentes urbanas são causadas por diversos motivos: entre os principais, destacamos as fortes chuvas, o tipo de piso, o lixo nos bueiros, alguns erros de projeto (como a drenagem insuficiente) e a ocupação irregular do solo. Os moradores de Marechal Hermes reclamam da falta de conservação dos bueiros, muitos se encontram entupidos, por lixo ou areia. Quando chove não há escoamento, o que provoca o alagamento das ruas do bairro.
Desespero, insegurança e insatisfação: essas três palavras exprimem bem o que os moradores e comerciantes do bairro sentem após o fracasso de obras passadas. Uma marca de 1,65m na Rua João Vicente mostra onde a água chega durante as chuvas e demonstra o quanto a situação é precária.
Os moradores torcem para que os dias de chuva sejam poucos, para não perderem suas casas ou estabelecimentos, seus bens e entes queridos. Como pode tanto descaso com a população?
Segundo o professor James Bispo, funcionário da escola Oscar Tenório há aproximadamente 22 anos, houve dias em que os professores e alunos colocaram sacos plásticos nos pés na inútil tentativa de evitar entrar em contato com a água suja, que chegava a bater na coxa das pessoas.
Ana Cristina, ex-universitária da Unicarioca, sediada na instituição Triângulo em Marechal Hermes, relatou que por várias vezes não conseguiu concluir seu trajeto até a universidade por conta dos alagamentos, que impossibilitavam que até veículos de grande porte – como ônibus – prosseguissem.
Em novembro de 2021, o prefeito Eduardo Paes anunciou obras de melhorias em Marechal e no entorno – como a revitalização de espaços públicos, instalação de novos pontos de luz de LED e, finalmente, obras de drenagem e contenção de rios da região, para diminuir drasticamente as enchentes.
Leia conteúdos relacionados:
-
Antigo palacete de Marechal Hermes
-
A batata de Marechal como um ponto de referência municipal
-
Os grandes eventos de Marechal Hermes
-
Ocupação em busca de solução
-
Cine Lux, o famigerado cinema de Marechal Hermes
-
Parque de diversões IV Centenário
-
A história da estação ferroviária de Marechal Hermes
-
Memórias da Escola Técnica Estadual Oscar Tenório
-
Uma história de amor
-
Praça Montese – um elo de histórias
-
Estádio de Futebol de Marechal Hermes
-
Bens Tombados de Marechal Hermes
-
Hospital Carlos Chagas