Hospital Carlos Chagas

Autoras: Ana Clara Ferreira, Yasmin Oliveira, Vitória Durães, Maria Eduarda Araújo e Melissa Mello.

Carlos Chagas foi um médico sanitarista, conhecido mundialmente por ser o único em toda a história a descrever, sozinho, uma doença de forma completa — a doença de Chagas. Ele trabalhou em diversas cidades do interior, onde se indignou com o abandono e a vulnerabilidade das populações rurais do Brasil. Diretor da Fundação Oswaldo Cruz, foi indicado ao Nobel de Medicina duas vezes, tendo sido o primeiro brasileiro a receber o título de Doutor Honoris Causa por Harvard. Seu nome foi dado a uma cidade de Minas Gerais.

O médico sanitarista Carlos Chagas. Imagem em domínio público – Wikimedia Commons

O Hospital Carlos Chagas, o mais antigo hospital estadual do Rio de Janeiro, foi nomeado em sua homenagem e inaugurado em 26 de junho de 1937, no bairro de Marechal Hermes. O hospital, que atualmente possui 84 anos, carrega em si a história de inúmeros funcionários, pacientes e moradores de Marechal. 

Com o intuito de divulgar histórias desconhecidas, escolhemos entrevistar uma ex-funcionária do hospital – Djalmina Cunha de Barros, parente de uma das componentes do grupo que trabalhou no Carlos Chagas por 30 anos. 

Djalmina Cunha de Barros com o uniforme de enfermeira. Acervo pessoal
Acervo pessoal
Crachá de funcionária do Hospital Carlos Chagas – Acervo pessoal

Até hoje o Hospital Carlos Chagas tem grande importância para o bairro de Marechal Hermes, realizando cerca de 5.000 cirurgias e atendendo aproximadamente 60.000 pessoas por ano. É extremamente significativo ver uma instituição construída, composta, amada e utilizada pelos moradores do bairro, após tantos anos de funcionamento.

Mas sua importância não se restringe aos seus serviços médicos, uma vez que também é responsável por carregar parte da história de Marechal. Em poucas palavras, pode-se dizer que o Hospital Carlos Chagas conta um pouco da história de cada pessoa que passou por ele – seja funcionário, paciente, visitante. Suas paredes mantêm a memória de inúmeros moradores viva, eternizada nas lembranças do local. 

Patrocínios

Logo da Lei de Incentivo à CulturaLogo NorsulLogo Btg PactualLogo Kasznar LeonardosLogo Adam CapitalLogo Rio PrefeituraLogo Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Parceiros

Logo PUC RioLogo Projeto República UFMGLogo MobcomLogo Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro

Realização

Logo Rio MemóriasLogo Baluarte CulturaLogo MINC Governo Federal
Pular para o conteúdo