A história da estação ferroviária de Marechal Hermes
Autores: João Victor Dias Ramos, Gabriele Pimentel, Daniele Oliveira e Maybe de Souza.
Marechal Hermes foi idealizado como uma vila proletária pelo então presidente da república, Marechal Hermes da Fonseca, que estava preocupado com a carência de moradias populares.
Foi o primeiro bairro planejado estritamente residencial, com ampla rede de serviços públicos como escolas, bibliotecas, hospitais e teatro. Com a intenção de ajudar os trabalhadores que da Central, nos anos 1910 ele inaugurou a estação de trem de Marechal Hermes, que fazia conexão direta com a central do Brasil.
A construção da estação ocasionou o crescimento do bairro no que tange ao comércio, urbanização, moradia e saneamento. Seu nome alude ao próprio Marechal Hermes da Fonseca, que esteve presente na inauguração do bairro e da estação.
A estação tem sua construção em estilo eclético, inspirado no modelo inglês, com uma estrutura também marcada pela presença de telhas francesas, amplas coberturas e detalhes de azulejos de origem alemã e belga.
Localizada num ponto central do bairro de Marechal Hermes, em frente à estação passam os ônibus para Cascadura (782) e Praça Seca (783).
Atualmente a estação faz parte dos ramais Deodoro e Santa Cruz e é utilizada por milhares de pessoas diariamente, ainda com o mesmo propósito de quando foi planejada e inaugurada. É considerada uma das estações mais antigas e luxuosas da cidade, por conta da preservação de sua estrutura.
Leia conteúdos relacionados:
-
Antigo palacete de Marechal Hermes
-
A batata de Marechal como um ponto de referência municipal
-
Os grandes eventos de Marechal Hermes
-
Ocupação em busca de solução
-
Cine Lux, o famigerado cinema de Marechal Hermes
-
Parque de diversões IV Centenário
-
As enchentes em Marechal Hermes
-
Memórias da Escola Técnica Estadual Oscar Tenório
-
Uma história de amor
-
Praça Montese – um elo de histórias
-
Estádio de Futebol de Marechal Hermes
-
Bens Tombados de Marechal Hermes
-
Hospital Carlos Chagas