Museu da República
Inaugurado em 15/11/1960, o Museu da República possui um acervo com cerca de 90 mil documentos sobre o período republicano do país. A instituição está localizada no bairro do Catete e ocupa uma construção que remonta ao passado imperial e escravocrata e que já foi palco de eventos históricos importantes – o Palácio do Catete.
Construído entre 1858 e 1867, o Palácio do Catete foi residência do Barão de Nova Friburgo e sua família até 1889. Nos anos iniciais do regime republicano (1896), foi adquirido pelo governo federal e tornou-se sede da presidência da República até 1960, ano da transferência da capital para Brasília e da inauguração do museu.
O Museu da República reúne coleções fundamentais para a história do Brasil, como as fotos de Flávio de Barros sobre a Guerra de Canudos e a Coleção Família Passos, com registros da trajetória pública e familiar do prefeito responsável pela grande reforma urbana no Rio do início do séc. XX.
Além do acervo documental, os elementos arquitetônicos e o mobiliário original compõem a biblioteca, a capela e os grandes salões espalhados pelo palácio, que conta com painéis, telas e esculturas que reproduzem obras de grandes artistas europeus.
Os eventos históricos que aconteceram no interior do palácio quando ainda era sede da presidência são notáveis. Em 1914, a esposa do então presidente marechal Hermes da Fonseca (1910-14), a cartunista Nair de Teffé, organizou um sarau que teve a participação de Chiquinha Gonzaga apresentando seu tango “Corta-jaca”. O evento escandalizou a sociedade da época, já que era a 1ª vez que uma canção popular era interpretada em um solar aristocrático.
Outro fato – bem menos festivo – que aconteceu no interior do palácio e causou comoção em grande parte da população carioca, pode ser visitado por quem chega ao 3º andar: ali estão preservados os móveis do quarto presidencial, onde Getúlio Vargas tirou a própria vida, com um tiro no peito, na madrugada de 24/08/1954.
O museu pode ser visitado de terça a domingo. Tem 3 andares, um jardim, pátio interno e varanda. Além da exposição permanente, a instituição apresenta exposições temporárias.