Profissões, lojas e hábitos vão embora muitas vezes sem registros. Várias dessas narrativas foram recuperadas nessa galeria assim como a história de pessoas que tiveram suas vidas subtraídas de forma inesperada.
Ao andarmos pela cidade temos sons e significados, que carregam traços e códigos partilhados, dos quais os cariocas são, simultaneamente, produtores e produtos.
Conflitos civis, golpes de estado, marchas, revoltas e motins desfilam diante dos nossos olhos construindo uma outra narrativa sobre a cidade e seu povo.
Uma cidade que caminha, se transforma, se reinventa. Seus habitantes estão em eterno movimento.
A galeria apresenta o desenvolvimento urbano do Rio ao longo de seus quase cinco séculos de existência, desde antes da sua fundação até os dias atuais.
A história é contada não apenas do ponto de vista das doenças e suas curas, mas também como o estado e a população enfrentaram cada uma delas e as marcas sociais e culturais que ficaram gravadas na memória e na história da cidade.
Nesta galeria jovens estudantes contam suas histórias, suas memórias, suas vivências, seus dramas, suas alegrias. Contam-nos por onde circulam, onde moram, onde estudam, por onde começam a construir suas histórias.
A proposta da Galeria Rio Cinético é experimentar velhas imagens do Rio de Janeiro para inventar relações e novos modos de ver a cidade.
Uma cidade que vive e respira cultura. Aqui você encontra alguns dos principais museus e centros culturais da cidade.
A cidade do Rio cantada em verso e prosa, seus escritores, poetas, cronistas e espaços literários.
Um circuito de importantes pontos religiosos de diferentes crenças: de matrizes africanas, católicos, protestantes e judaicos.
As disputas por diferentes projetos de país que aconteceram na cidade, capital do Império, as ideias, os personagens, os itinerários e os conflitos.