Estação São Cristóvão
Autoras: Samara, Ana Clara e Karinna
Introdução ao bairro de São Cristóvão
São Cristóvão é um bairro que mescla, em sua arquitetura, um visual antigo e moderno, graças à sua história como um dos bairros mais tradicionais do Rio e sua importância até os dias atuais. Com localização privilegiada e fácil acesso a diversas regiões, o bairro conta com grande variedade de ônibus e estações de trem e metrô. Por isso, além de histórico, São Cristóvão tornou-se um bairro bem estruturado. A estação de trens de São Cristóvão foi inaugurada em 1858, como parte da Estrada de Ferro Dom Pedro II. Ao longo dos anos, passou por muitas reformas, sendo a última em 2016 por conta dos Jogos Olímpicos.
Além dos trens serem um meio de transporte importante para os cariocas, eles também cumprem a função de promover integração dos demais sistemas de locomoção, contribuir para articulação de atividades e movimento dos cidadãos.
Outros fatos sobre a estação de São Cristóvão
O descuido de alguns passageiros e as péssimas condições em que se encontram algumas estações da SuperVia muitas vezes geram diversos acidentes, como o do dia 27/02/2019, quando ocorreu um acidente na altura da estação de São Cristóvão: dois trens colidiram e nove pessoas ficaram feridas, incluindo o maquinista. De acordo com o jornal “O Dia”, o acidente foi causado porque um trem que estava parado devido a problemas técnicos, não informou ao controle de tráfego, ocasionando o choque com outra composição.
Curiosidades
Em São Cristóvão se localiza também a antiga estação Imperial, que foi construída especialmente para uso da família real, em 1858. O prédio amarelo, que hoje se encontra mal conservado e sem a manutenção necessária, é tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Porém, de acordo com uma reportagem da BandNews, de 2019, a antiga estação Imperial se tornou um estacionamento e alguns ambulantes a utilizam para guardar seus produtos.
Entrevistas
Entrevistamos 3 pessoas para saber sobre a importância do trem na vida dos cariocas:
Joseane e Thiago
Trabalham há 1 ano e 4 meses no setor da limpeza da estação de São Cristóvão;
Yasmin
Trabalha há 1 ano em uma lanchonete da estação.
O que vocês gostariam de relatar sobre os trens?
Joseane e Thiago: Atos de vandalismo e até mesmo assaltos são constantemente presenciados na estação e nos trens por ambos.
Yasmin: Assim como Joseane e Thiago, presenciou atos de vandalismo e assaltos, além disso, foi vítima e testemunhou assédio sexual contra mulheres.
Acha o trem um meio de transporte importante?
Joseane: Sim, considero um dos melhores meios de transporte para pessoas que moram longe e precisam trabalhar ou chegar ao centro da cidade.
Yasmin: Sim, é um meio de transporte importante para quem mora distante e também um dos mais rápidos e eficientes, porém os atrasos constantes são pontos negativos. Acho legal que muitas pessoas tiram seu sustento do trabalho nos trens, como os ambulantes e camelôs.
Leia conteúdos relacionados:
-
Estação Deodoro
-
Estação Madureira
-
Central do Brasil – vidas em uma estrada de ferro
-
Estação Maracanã
-
A tua torcida assim se fez
-
São Cristóvão
-
A história além da história
-
Estádio Vasco da Gama
-
Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
-
Eles já estavam aqui
-
Um passeio, várias histórias
-
Nossas memórias com a Quinta da Boa Vista
-
Escola de Samba Paraíso do Tuiuti
-
A criação do Parque Madureira
-
Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas
-
ETE Adolpho Bloch