Estação Maracanã

AutorasHelayene Trindade, Marcelly Machado, Maria Eduarda e Maria Clara

Começaremos pelo fato de que a estação Maracanã já teve outro nome: Derby Club. Foi inaugurada em 1885 e, de acordo com o relatório Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) de 1902, tratava-se de uma plataforma utilizada em dias de corrida no Derby Club – que ficava ao lado da estação – , onde era praticado o Turfe, como é conhecido o esporte de corrida de cavalos.

Bilheteria da estação Derby Club. Autor desconhecido. Imagem retirada do site Estações Ferroviárias do Brasil


A partir de 1895, a estação passou a atender também à E. F. Melhoramentos (linha auxiliar da Estrada de Ferro D. Pedro II). Depois de um tempo, o nome foi alterado para Estação Maracanã em função do estádio ao lado da estação. Em 16 de junho de 1950, o estádio foi inaugurado carregando a nomenclatura de Estádio Mendes de Moraes, chamado também de Estádio Municipal do Derby, pois foi construído no terreno do antigo clube.

Estádio do Maracanã em 1950. Arquivo Nacional. Imagem retirada do site Brasil Escola


Depois de 16 anos, o nome oficial do estádio foi modificado para Estádio Jornalista Mário Filho, em homenagem a um dos mais influentes jornalistas esportivos do país, que lutou muito pela sua construção e faleceu em 17 de setembro de 1966. Até hoje esse é o nome oficial mas ele é mais conhecido pelo seu nome popular, Maracanã, porque foi construído ao lado do Rio Maracanã. Além de emprestar o nome ao estádio, o rio também batizou o bairro onde está localizado e a estação de trem que, vale lembrar, não fica exatamente no mesmo local da antiga estação Derby Club.

A nova estação de Maracanã em julho de 2014, reformada para a Copa do Mundo. Foto de Caroline Gonçalves. Imagem retirada do site Estações Ferroviárias do Brasil

Relato pessoal

Após uma entrevista bem sucedida, conseguimos resgatar uma memória relacionada à Estação Maracanã.

No dia 8 de outubro de 2006, a banda RBD, elenco principal de uma novela Mexicana (Rebelde) à época muito aclamada pelos jovens, veio ao Brasil para realizar um show no estádio do Maracanã, reunindo cerca de 50 mil pessoas.

Seis integrantes da Banda RBD (fonte: site midiorama.com.br)

Tudo correu muito bem durante o show, o problema foi a volta para casa. Como muitas pessoas saíram juntas, a passarela de acesso à Estação Maracanã ultrapassou o limite de peso e havia um grande risco de desabamento. Por isso, policiais e bombeiros tiveram que conter a multidão, fazendo com que fizessem uma fila GIGANTE do lado de fora da estação e ao redor do Maracanã, para que pudessem entrar em menores grupos e de forma organizada na estação de trem. 

Professora: Leila Lima

Turma: Eventos 201 

Patrocínios

Logo da Lei de Incentivo à CulturaLogo NorsulLogo Btg PactualLogo Kasznar LeonardosLogo Adam CapitalLogo Rio PrefeituraLogo Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Parceiros

Logo PUC RioLogo Projeto República UFMGLogo MobcomLogo Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro

Realização

Logo Rio MemóriasLogo Baluarte CulturaLogo MINC Governo Federal
Pular para o conteúdo