Estádio Vasco da Gama
Autores: Michel Galdino, Aniele Justino, Maria, Nicolas Campelo e Bruna Santos.
O Estádio Vasco da Gama, também conhecido como São Januário, é um ponto turístico e estádio de futebol particular do Club de Regatas Vasco da Gama, que se situa no bairro de mesmo nome, na rua General Almério de Moura. Suas obras começaram em meados de 1926, com o apoio e doações e campanhas de adesão de sócios que financiaram as obras.
O custeio do estádio na época girava em torno de 2.000 contos de réis, verba essa arrecadada pelos torcedores e sócios numa campanha de doações de fundos espetacular. Em seu jogo de inauguração, uma partida entre Vasco e Santos – principal equipe brasileira da época – os cruzmaltinos, apesar de terem saído derrotados, foram de cabeça erguida, pois tinham ciência do feito encantador de levantar um estádio financiado majoritariamente por sua torcida, provando o amor incondicional do povo com o clube.
Além de partidas de futebol, o estádio recebeu alguns shows de música e festivais diversos, no entanto, o acontecimento não esportivo mais famoso que ocorreu no local foi o Comício de 1° de Maio no ano de 1943, em que o então presidente da República, Getúlio Vargas, anunciou a consolidação das Leis de Trabalho (CLT). O estádio possui também, fachada em estilo neocolonial, tombada pelo município.
Para os atletas do clube, o estádio também tem uma relevância enorme para suas vidas; Ygor Catatau, ex-atleta do cruzmaltino, conta que pôde encontrar lar nas instalações de São Januário enquanto fazia testes no clube. Já Gabriel Pec, atual atleta do Vasco, tem memórias vívidas e emocionantes sobre sua relação com o estádio e o clube.
“Eu estreei como profissional só contra o Bahia no final de 2019, infelizmente não vencemos mas foi incrível ver o Caldeirão cheio, a torcida me aplaudindo quando entrei e etc… Mas minha história com São Januário vem de antes, da categoria de base, estou aqui desde os onze anos. Passei pouco tempo nos alojamentos do estádio, diferente de outros do clube, mas devo tudo ao Vasco por me dar um lar, e uma oportunidade de honrar essa torcida.”
Relato de torcedor do Vasco – Nicolas Correia
“Fui quando mais novo, meus pais juntaram um dinheiro e me levaram ao São Januário, eu tinha só 11 anos e era minha primeira vez. As ruas de acesso do estádio estavam cheias, com bares, um certo tumulto, mas eu estava bem animado. A entrada das arquibancadas eram coisa de louco.
Lembro que nessa partida o Vasco ganhou de 4 x 2 num jogo contra o Madureira, não era um duelo tão importante, mas pra mim foi algo mágico, minha primeira experiência, eu estava me sentindo realizado. A torcida gritando, xingando e minha mãe pedindo para que eu não desse ouvidos ainda estão na minha memória[…]”
Fontes: NetVasco, Wikipédia São Januário, Twitter Oficial Vasco da Gama, Revista o Lance!. E o relato do estudante da ETEAB, Nicolas Correia de PAV 101.
Professoras: Elisabete Ferreira e Helen Padilha
Turma: GTR e HPD 101
Leia conteúdos relacionados:
-
Estação Deodoro
-
Estação Madureira
-
Estação São Cristóvão
-
Central do Brasil – vidas em uma estrada de ferro
-
Estação Maracanã
-
A tua torcida assim se fez
-
São Cristóvão
-
A história além da história
-
Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
-
Eles já estavam aqui
-
Um passeio, várias histórias
-
Nossas memórias com a Quinta da Boa Vista
-
Escola de Samba Paraíso do Tuiuti
-
A criação do Parque Madureira
-
Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas
-
ETE Adolpho Bloch