Museu do Samba

Autores:
Gabriella de Oliveira Rodrigues, Alice Costa dos Santos, Pedro A. Soares Gonçalves, Luis Henrique Pires, Gabriel Rodrigues Ribeiro – Turma: HPD 301
Julia Ester, Júlia Macley, Mirela Barroso, Islaine Oliveira – Turma: PBL111

Vídeo produzido por integrantes da turma PBL111

O samba foi criado no Brasil e sua origem são os batuques trazidos pelos negros escravizados, misturados aos ritmos europeus como a polca, a valsa, a mazurca, o minueto, entre outros.  

Desde o século XIX, ainda antes da abolição da escravidão (1888) e da instituição da República (1889), muitos negros se dirigiram à então capital da corte em busca de trabalho.

Porém, qualquer manifestação afro-diaspórica – como a capoeira e os candomblés – era vista com desconfiança e criminalizada pela sociedade brasileira.

O Museu

Localizado aos pés do morro da Mangueira, o museu foi fundado em 2001 como Centro Cultural Cartola, pelos netos da Dona Zica e Cartola, buscando a valorização e a memória do samba.

O museu conta com um acervo único com mais de 45 mil itens.

Quem foi Cartola

Antenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, nasceu no Rio de Janeiro, no bairro do Catete, em 11 de outubro de 1908. Ainda pequeno, ganhou de seu pai o primeiro violão, mas foi apenas quando estava com mais de 60 anos  que lançou seu primeiro disco. 

Entre os seus maiores sucessos estão “As rosas não falam”, “O mundo é um moinho “e “O Sol Nascerá”. A vida de folia de Antenor ficou mais forte quando conheceu Carlos Cachaça, que lhe apresentou a malandragem do samba e da bebida. Rodeado de diversos amigos, o sambista criou o bloco dos Arengueiros, que foi o primeiro passo para a formação da Estação Primeira de Mangueira, fundada em 1928.

No final, Antenor acabou ficando com o cargo de primeiro diretor de harmonia da escola. O emblema da mangueira e as cores foram criadas por ele. Na década de 1930, Cartola começou a ficar conhecido fora do ambiente das escolas de samba e, assim, diversas parcerias surgiram. 

No início dos anos 1960 Cartola se aproximou da cunhada de seu amigo Carlos Cachaça, a Dona Zica. Os dois resolveram ficar juntos e, depois, criaram o bar chamado Zicartola, que se tornou ponto de encontro para diversos músicos. Cartola e Zica resolveram oficializar a relação em 1964. Após isto, Cartola compôs para sua amada o samba “Nós dois”. 

Infelizmente no dia 30 de novembro de 1980, Cartola faleceu de câncer, aos 72 anos de idade, no Rio de Janeiro.

Vídeo produzido por integrantes da turma HPD301

Texto escrito pelo grupo da turma HPD301

Patrocínios

Logo da Lei de Incentivo à CulturaLogo NorsulLogo Btg PactualLogo Kasznar LeonardosLogo Adam CapitalLogo Rio PrefeituraLogo Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Parceiros

Logo PUC RioLogo Projeto República UFMGLogo MobcomLogo Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro

Realização

Logo Rio MemóriasLogo Baluarte CulturaLogo MINC Governo Federal
Pular para o conteúdo