Centro Cultural Banco do Brasil

Em pleno centro histórico da cidade, na rua 1º de março, está localizado o Centro Cultural Banco do Brasil, ou simplesmente CCBB, como ficou conhecido esse importante polo de atividades culturais.

Inaugurado em 1906 como ​​sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, o prédio de estilo eclético, projetado pelo arquiteto Francisco Joaquim Béthencourt da Silva, teve sua construção iniciada em 1880 e já nos anos 1920 passou a pertencer ao Banco do Brasil, que instalou ali sua sede.

Fachada do CCBB – Fotografia realizada para o projeto www.museubr.org, com patrocínio da Petrobras

Com a transferência da sede para Brasília, em 1960, o edifício passou a abrigar uma agência do Banco que funcionou até o fim da década de 1980. Em 12 de outubro de 1989, após ampla reforma e restauração, o CCBB foi inaugurado e, cinco dias depois, foram abertas as primeiras exposições e espetáculos, a maioria em homenagem aos 150 anos do escritor Machado de Assis (1839-1908). A partir do dia 17 de outubro, o público pôde acessar os cinco andares do edifício e apreciar as exposições “O Rio de Machado – Fragmentos” e “A Glória de Um Escritor”, além de espetáculos como “Machado em Cena – Um Sarau Carioca”.

De lá pra cá, milhares de pessoas interessadas em artes visuais, cinema, história e outros assuntos foram atraídas para as dezenas de exposições já realizadas: de Tarsila do Amaral a Basquiat, das Américas à África, dos desenhos animados ao Castelo Rá-tim-bum e do Grafite dos Gêmeos ao Cubismo de Picasso, o principal objetivo do CCBB é ampliar e democratizar o acesso à arte e à cultura.

“Carnaval em Madureira”, 1924 – uma das telas de Tarsila do Amaral exibidas na exposição Tarsila do Amaral – percurso afetivo. Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural

Pelos teatros do CCBB já passaram grandes clássicos da dramaturgia nacional e internacional: Esperando Godot (Samuel Beckett), Mãe coragem e seus filhos (Bertolt Brecht e Margarete Steffin), O grande sertão Veredas (adaptado da obra de Guimarães Rosa), Preto (Márcio Abreu, Grace Passô e Nadja Naira), além shows e performances.

Cartazes das peças “Preto” e “Grande sertão Veredas”, exibidas em 2018. Fonte: Catálogo CCBB 30 anos

Com uma área construída de 19 mil m2, o CCBB ainda conta com cinemas, uma filial da Confeitaria Colombo e um restaurante de comida artesanal, além das exposições permanentes sobre moedas, cédulas e objetos usados no passado pela instituição.

Cúpula do CCBB – Fotografia realizada para o projeto www.museubr.org, com patrocínio da Petrobras

O CCBB funciona de quarta a segunda-feira e a maior parte dos eventos é gratuita ou tem preços populares.

Patrocínios

Parceiros

Realização

Pular para o conteúdo