Elevado da Perimetral

O enorme viaduto que se projetava sobre a zona portuária do Rio, até ser derrubado entre 2013 e 2014, foi objeto de muitas reviravoltas e polêmicas. Já em 1946, urbanistas esboçavam o traçado da via que, mais tarde, se tornaria a Perimetral, criada com o objetivo de melhorar o fluxo entre a zona sul e a zona norte carioca, além de facilitar o acesso à ponte Rio-Niterói e a vias importantes como a Dutra e a Rio-Petrópolis.

Foto: Elevado da Perimetral – 1960 – Biblioteca Nacional

O projeto, porém, foi modificado inúmeras vezes, e o elevado só teve seu primeiro trecho inaugurado em 1960. Repleta de atrasos, a obra toda demorou 25 anos: a inauguração final só foi feita em 1978.

Foto: Américo Vermelho – Boulevard Olímpico

Apesar das controvérsias, o elevado da Perimetral, com suas proporções gigantescas, foi reconhecido como um grande feito da engenharia brasileira, símbolo do impulso à indústria automobilística e ao apreço à ideia de velocidade que marcaram os anos do Governo JK e da Ditadura Militar. O problema é que, à sombra do enorme elevado, acabaram desaparecendo pedaços inteiros de uma região repleta de vida e de história, como era a zona portuária do Rio. Ali, no caminho da Perimetral, funcionava por exemplo o fervilhante Mercado Central da Praça Quinze, com sua pitoresca estrutura metálica. Ou o Hotel Pharoux, um marco carioca, considerado um dos primeiros grandes hotéis do país, em estilo mais requintado. Nem um nem outro restaram de pé, e do antigo Mercado Central, só restou o quiosque que abriga o restaurante Albamar, hoje chamado Ancoramar.

Foto: José Roberto Couto – Elevado da Perimetral

A demolição da Perimetral se tornou peça-chave na grande reformulação que a zona portuária do Rio vivenciou no começo dos anos 2010. A notícia de sua destruição, porém, gerou reações de amor e ódio.

Foto: Genilson Araújo – Demolição da perimetral – 2014 – Agência O Globo

 

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