Rio, suas ruas, sua gente

Se na galeria intitulada “Rio cidade luz” demos um passeio pelas memórias dos serviços prestados pelas empresas do grupo Light, agora vamos em busca de mais fotografias deste mesmo arquivo, contendo outras recordações de um Rio que passou… porque os registros originalmente produzidos por fotógrafos comissionados, com objetivos técnicos e empresariais possibilitam, sim, outros olhares. Há neste conjunto, ainda, algumas poucas imagens que pertenceram a dirigentes da empresa.

 

Imaginemos a cena, no início do século XX: o fotógrafo circulava pelas ruas com pesado equipamento – câmera, objetivas, tripé, chapas de vidro – em busca dos registros previamente combinados com o contratante. Cada disparo do obturador (o dispositivo da câmera que controla o tempo de exposição à luz) tinha o seu ritual. No caso das paisagens, feitas de pontos distantes, a missão do fotógrafo era mais previsível e facilmente controlada. Já nas ruas e oficinas havia gente, sempre. Então cabia ao fotógrafo estabelecer a interação, fazer a mediação; pois os retratados tinham que colaborar, consentir. A maioria não rejeitava a ideia de integrar a cena; posando ou não. Eram outros tempos. Algumas dessas fotografias já continham o germe da fotorreportagem, que nasceu entre os anos 1920-30.

 

E no meio desta história tem lugar para a relação entre o carnaval e a Light, com os blocos formados pelos funcionários da empresa. Destaque especial para os bondes carnavalescos, como é possível ver nas últimas salas desta galeria.

 

O objetivo do fotógrafo, como dissemos, era realizar as imagens solicitadas pela empresa. Mas na volta ao laboratório e feita a revelação dos negativos, ficava perenizado cada um daqueles instantes nos quais tanta coisa acontecia, à volta do assunto principal. Ao se produzir as cópias positivas em papel não se faziam cortes ou mesmo a ampliação. Assim, ao percorrer aquelas imagens com um olhar atento e o auxílio de uma lupa, podemos resgatar outras camadas de memórias. Aqui, nosso olhar estará voltado para as pessoas, as ruas, os lugares. Memórias do Rio, enfim.

Curadoria: Joaquim Marçal

Patrocínios

Parceiros

Realização

Pular para o conteúdo