Praça Mauá
Autores: Anna Paula, Isabelle, Queislane, Kethelen. Turma – 1002
No Século XIX, a atual Praça Mauá era conhecida como “lago da prainha” ou “praça da prainha” e possuía uma praia. Apenas no século XX que foi estruturada a construção de um novo cais.
Em 1910 foi inaugurada a praça e para homenagear o Barão de Mauá, que havia se tornado visconde, desenvolvendo a região com atividades ligadas ao porto. Também em homenagem ao Barão de Mauá, colocaram a estátua dele 8,5 metros de altura no meio da praça.

Entre os anos de 1950 e 1970, foi construído o Elevado Perimetral (viaduto), que teve como objetivo facilitar a locação entre a zona sul da cidade com outras regiões do Rio de Janeiro. Acabou desvalorizando toda a região.

Em 2014, o viaduto Perimetral foi demolido, trazendo de volta a paisagem clássica do local. Após 4 anos de obras urbanização, foi reaberta a praça, recebendo diversas eventos culturais e gratuitos desde então.

A Praça Mauá é uma das principais praças da cidade do Rio de Janeiro, localizada no bairro do centro. Foi revitalizada em obra do projeto Porto Maravilha, nesse projeto eles construíram o Museu de Artes do Rio (mar) e o Museu do Amanhã e o Arsenal da Marinha e o Terminal marítimo de passageiro do Píer Mauá, há também o primeiro arranha-céu da América Latina.

