Rodoviária Novo Rio 

Autores:
Alexsandra Castro, Fabrício Castro, João Victor Abreu, kauã Sousa e Milena Moreira. Colégio Estadual Reverendo Hugh Clarence Tucker – Turma: 3002

Localizada no bairro de Santo Cristo, a Rodoviária Novo Rio é um dos principais pontos de acesso do Rio de Janeiro, fazendo intermédio entre diversas cidades ao redor do Brasil e alguns pontos fora. Sua importância vem desde seu planejamento, fruto de uma reforma no transporte coletivo no governo Lacerda, que acreditava em uma cidade do futuro, um “Novo Rio”, o que viria a ser o nome da Rodoviária.

Entre as ideias de Carlos Lacerda, estava a construção de um novo terminal rodoviário estadual e interestadual, além do planejamento da criação de novas vias, novas empresas de ônibus e a implementação do metrô. Assim, foi planejada a construção da rodoviária, a qual foi vítima de críticas por quem não acreditava em seu sucesso. Lacerda provou estar certo, porém havia perdido seus direitos políticos; dessa forma, a rodoviária foi projetada no governo de Pereira Passos e inaugurada em 1965 pelo governador Rafael de Almeida Magalhães.

Em 1970, após a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio, cria-se a CODERTE (Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e de Terminais do Estado do Rio de Janeiro), que passou a administrar o terminal Novo Rio. Em 1990, o Estado privatiza a administração e operação de terminais rodoviários, e o Consórcio Novo Rio passa a iniciar suas atividades.

Rodoviária Novo Rio em 1970. Fonte: Memórias do Subúrbio Carioca

Pensando estrategicamente, sua localização tem proximidade com o Centro e as principais rodovias da cidade, sendo elas a Ponte Rio-Niterói, a Avenida Brasil e a Linha Vermelha. Além disso, o terminal possui fácil mobilidade, com integração ao VLT ligado ao aeroporto Santos Dumont, táxis e pontos de ônibus próximos.

Tornando-se a principal rodoviária do Rio de Janeiro, tem grande importância no sistema de transporte do Brasil, ligando-se a diversas outras rodoviárias do país e alcançando o posto de segunda maior rodoviária em movimentação de passageiros da América do Sul, atendendo cerca de 80 mil pessoas diariamente em épocas de maior fluxo.

Dessa forma, sua importância reside em ser um centro de transporte terrestre que conecta o Rio de Janeiro a várias cidades e estados, facilitando o deslocamento de passageiros e contribuindo para o desenvolvimento do turismo e comércio na região. Além de ser um ponto de referência para viajantes, oferece serviços como lojas, restaurantes e informações para os passageiros.

Em 25 de dezembro de 2005, inauguração da escada rolante do setor de desembarque, junto com novo piso de granito flameado. Em 2007, é concluída a reforma dos pisos da Rodoviária Novo Rio. O primeiro e o segundo andar ganham piso de concreto e nova sinalização. Em 5 de novembro de 2009, conclusão das obras de revitalização da Rodoviária Novo Rio; a reforma custou R$ 17 milhões e incluiu melhorias nos guichês, nas plataformas, na sinalização e no sistema de segurança. 

O consórcio que administra a rodoviária enviou uma nota sobre o estudo da prefeitura. Eles afirmam que desde o início da operação e gestão do terminal, destinaram um investimento da ordem de R$ 50 milhões em melhorias nas instalações, tecnologia e nos serviços prestados aos usuários. Além das obras previstas no contrato de concessão, foram realizadas melhorias não contratuais na primeira fase do projeto de revitalização do terminal, entregue em novembro de 2009.

Fachada da Rodoviária Novo Rio. Fonte: TripAdvisor

Atualmente, possui uma área de 70 mil metros quadrados. A rodoviária conta com mais de 50 plataformas de embarque, 63 estabelecimentos comerciais, duas praças de alimentação, achados e perdidos, batalhão de policiamento, guarda-volumes, sistema de refrigeramento nas áreas de embarque, balcões de atendimento, caixas eletrônicos, lan house e Wi-Fi.

Além disso, conta com funcionários profissionais bilíngues e acessibilidade, incluindo elevadores, escadas rolantes, sanitários adaptados, cadeiras de rodas, mapas táteis e serviços de apoio para idosos e deficientes.

Patrocínios

Logo da Lei de Incentivo à CulturaLogo NorsulLogo Btg PactualLogo Kasznar LeonardosLogo Adam Capital
Logo Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Parceiros

Logo PUC RioLogo Projeto República UFMG
Logo MobcomLogo Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro

Realização

Logo Rio Memórias
Logo Baluarte CulturaLogo MINC Governo Federal
Pular para o conteúdo