Madureira: O bairro, uma família, o legado da educação

Autores:  Isabella Alessandra de Castro,  Maria Eduarda Costa,  Maria Luiza de Souza,  Brenda Fragoso Dutra e  Isabelly Bernardo da Silva

Marli de Castro Faria vem de uma família de 7 irmãos: Sebastião de Castro, Marlene, Marilene, Mardelene, Manuel, Walter e José. Era costureira e foi casada com Jorge Ribeiro de Faria, um guarda ferroviário. Através da costura, Marli ajudava na renda de casa.

Marli e Jorge tiveram quatro filhos: José Luiz, Luiz Carlos, Jorge Luiz e Sérgio Luiz. Desde muito tempo todos moravam em Quintino, em uma vila familiar na Rua Balbina, 191. Lá eles  viviam em uma simples casa de madeira (barraco de madeira), até que Jorge Ribeiro ganha na loteria e consegue comprar sua casa em Madureira, na Rua Buriti.

Os quatro filhos prestaram concurso e passaram para a Aeronáutica. José Luiz não queria seguir a carreira militar e, assim, foi estudar no instituto de educação Carmela Dutra. Seu Zé (apelido) passou em concurso público  municipal e se tornou professor do município do Rio de Janeiro. Ele tem 39 anos de magistério e também passou no concurso do estado. Hoje em dia é um belo professor de matemática que deixa qualquer um de humanas de cabelo em pé (risos) e também é diretor de harmonia da escola de samba Império Serrano.

Foto de acervo familiar

Marli e Jorge sempre souberam da importância de que seus filhos tivessem uma educação. Apesar de não terem dinheiro o suficiente  para isso, eles sempre colocavam em pauta a hora do estudo em casa.

Os quatro irmãos sempre foram muito unidos e agradecidos por tudo  que tinham aprendido com seus pais, até que, em meio a uma pandemia Marli perdeu um de seus filhos para a Covid 19, o Tio Joca (Jorge Luiz). Para ela foi um momento muito difícil, pois os dois eram inseparáveis. Marli no auge dos seus 86 anos é e sempre será uma mulher muito batalhadora e guerreira que faz de  tudo por seus filhos, netos, bisnetos, afilhadas(o) e sobrinhos(a), até nos momentos mais difíceis.

Na história da minha família o Carmela Dutra acaba se tornando  um legado, pois cada um passou ou ainda vai passar pelo Carmela.

Foto acervo familiar
Foto acervo familiar

Professora: Josélia Castro

Turma: 2005

Patrocínios

Logo da Lei de Incentivo à CulturaLogo NorsulLogo Btg PactualLogo Kasznar LeonardosLogo Adam CapitalLogo Rio PrefeituraLogo Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Parceiros

Logo PUC RioLogo Projeto República UFMGLogo MobcomLogo Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro

Realização

Logo Rio MemóriasLogo Baluarte CulturaLogo MINC Governo Federal
Pular para o conteúdo