Calçadão de Copacabana

Esta placa integra o circuito ‘Ipanema/Copacabana’. Clique aqui e veja mais sobre esse e outros circuitos.

O Calçadão de Copacabana é um dos mais importantes símbolos da cidade e um dos cartões-postais mais conhecidos no mundo. O calçadão surgiu como parte do projeto de urbanização da atual Avenida Atlântica, iniciado pelo prefeito Pereira Passos, em 1905, e foi inaugurado por volta de 1909. A inspiração para o famoso desenho ondulado foi a Praça do Rossio, em Lisboa. O desenho das ondas criado pelo engenheiro Pinheiro Furtado para a praça lisboeta representa o encontro do rio Tejo com o oceano Atlântico e foi batizado de “mar largo”.

Augusto Malta. Ressaca na praia do Leme, Rio de Janeiro, 1921. Coleção Pedro Corrêa do Lago, Instituto Moreira Salles

No início, as ondas eram perpendiculares à calçada e formadas com pedras de calcário branco e basalto negro vindas de Portugal e, por isso, chamadas de pedras portuguesas. A obra foi executada por mais de 30 calceteiros, enviados ao Rio pela Câmara Municipal de Lisboa.

Durante as décadas de 1930, 1940 e 1950, partes da calçada foram reconstruídas com a versão do grafismo em paralelo ao meio fio, dando a impressão de continuidade das ondas do mar. Mas foi só com a reurbanização realizada em 1970/1971 que toda a extensão da praia foi reconstruída com o mesmo padrão. Coube à equipe de arquitetos Augusto Ivan Pinheiro de Freitas e Sonia Mattos a ampliação e a geometrização cuidadosa das ondas.

História No Paint on X: "O Big Stick foi uma política dos EUA que fez filmes nos estúdios de Hollywood, promovendo a política de boa vizinhança. Em 1942 é lançado o filme Aô, amigos, que introduz Zé Carioca, como amigo do pato Donald, carregado de esteriótipos como a cordialidade, simpatia, malandragem https://t.co/qFwXg4uPq7" / X

 Reprodução/Disney

O calçadão se estende por cerca de quatro quilômetros, criando uma sensação de movimento contínuo que acompanha o fluxo natural das ondas do mar. Mais do que uma obra de infraestrutura urbana, o calçadão de Copacabana se consolidou como um marco cultural para os cariocas. As ondas em preto e branco são reconhecidas mundialmente e transformaram-se em um símbolo nacional, que representa a cidade do Rio de Janeiro e a própria imagem do Brasil no exterior. Um dos responsáveis por esse reconhecimento foi Walt Disney e seu personagem Zé Carioca que o exibiu em desenhos animados reproduzidos no mundo todo.

Sebastião Marinho. Calçadão de Copacabana, década de 1970. Acervo O Globo.

o longo dos anos, o calçadão se tornou parte essencial do simbolismo do Rio, aparecendo em filmes, músicas, obras de arte e peças publicitárias que celebram o estilo de vida carioca. Para os turistas brasileiros e estrangeiros, o Calçadão de Copacabana é um destino obrigatório.

Donatas Dabravolskas. Calçadão de Copacabana, sem data. Reprodução Wikimedia Commons

Ao longo dos anos, o calçadão se tornou parte essencial do simbolismo do Rio, aparecendo em filmes, músicas, obras de arte e peças publicitárias que celebram o estilo de vida carioca. Para os turistas brasileiros e estrangeiros, o Calçadão de Copacabana é um destino obrigatório.

Patrocínios

Parceiros

Realização

Pular para o conteúdo