Pedra do Arpoador

Esta placa integra o circuito ‘Ipanema/Copacabana’. Clique aqui e veja todos os circuitos.

A Pedra do Arpoador, localizada na praia do Arpoador — entre as praias de Ipanema e de Copacabana — é um dos pontos mais emblemáticos do Rio de Janeiro. 

Marc Ferrez. Praia de Copacabana; ao fundo, a Pedra do Arpoador e o Morro Dois Irmãos, 1880 circa. Brasiliana Fotográfica, Biblioteca Nacional

O nome “Arpoador” se refere à prática comum, no passado, de pescadores arpoarem, ou seja, lançarem arpões contra as baleias próximo à costa e utilizarem a pedra para avistá-las de longe. A formação rochosa da Pedra do Arpoador se destaca pela sua extensão, que avança sobre o mar e pelas trilhas que levam ao seu topo. De lá, pode-se observar a praia de Copacabana, o horizonte do oceano Atlântico e a vegetação costeira. 

A Pedra do Arpoador é um local de encontro e celebração, representando tanto a natureza exuberante quanto a vida cultural vibrante do Rio. Ao entardecer, a rocha é um dos melhores lugares da cidade para contemplar o pôr do sol — um fenômeno celebrado todos os dias com palmas pelas pessoas que se reúnem no local, em uma tradição que exemplifica a ligação afetiva dos cariocas com a natureza. O pôr do sol na Pedra do Arpoador, visto sobre o mar com o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea ao fundo, é um espetáculo que atrai moradores da cidade e turistas diariamente para o local.

Reprodução

Ao longo dos anos, algumas intervenções humanas foram realizadas para facilitar o acesso a esse visual mais do que privilegiado: escadas, pequenas cercas no mirante e iluminação foram implementados à formação rochosa. Por sua importância paisagística, ambiental e ecológica para a cidade do Rio, a Pedra do Arpoador foi tombada pela prefeitura em 1989.

Escola de Aviação Militar. Vista Aérea da Ponta do Arpoador, 15 de março de 1934. Brasiliana Fotográfica, Biblioteca Nacional.

Culturalmente, a Pedra do Arpoador também é um lugar simbólico para o surfe brasileiro. Nos anos 1960, foi um dos principais locais utilizados para a prática do surfe, quando a modalidade se popularizou no Brasil, sendo fundamental para a propagação de um movimento que logo se espalhou pelo país. Os paredões e ondas da praia do Arpoador são perfeitos para a prática do esporte, e, desde então, o local é ponto de encontro para surfistas.

Reprodução O Globo

Patrocínios

Parceiros

Realização

Pular para o conteúdo