Estação de Madureira
Autores: Lívia da Silva Lopes Velten, Thamires Vitoria dos Santos e Jefferson Lucas Gomes da Silva.
Esse trabalho refere-se ao estudo e registro de um ponto histórico do bairro de Madureira. O objetivo é informar de forma simples e resumida sobre um dos locais mais conhecidos e, ao mesmo tempo, menos conhecidos de Madureira. Apesar de quase ninguém perceber, a Estação de Madureira tem uma grande importância na história do bairro.
Um pouco de história
Madureira é um bairro muito popular da zona Norte do Rio de Janeiro, também conhecido como “Capital do Subúrbio”, “Coração da Zona Norte” e “Berço do Samba”.
Fundado em 24 de Maio de 1613, o bairro é famoso por sediar duas grandes escolas de samba, além de ter o maior mercado popular do Brasil e o terceiro maior parque da cidade (Parque Madureira, que possui uma área de 160 mil metros quadrados).
Ele se destaca por conta de uma amplitude de linhas de ônibus e ramais de trem que levam a diversos bairros do Rio de Janeiro; por sua enorme variedade de estabelecimentos comerciais; e também por sua população, pois o bairro é composto por pessoas de diversas etnias. A presença da cultura negra é bem marcante na região, há também muitos migrantes, vindos principalmente da Região Nordeste do Brasil, além de trabalhadores de outros bairros, que engrossam a força de trabalho e contribuem para uma parte do produto interno bruto do município.
O comércio do bairro conta com várias lojas, galerias comerciais, o Madureira Shopping Rio, Shopping São Luiz e diversas lojas de rua. É um dos maiores polos comerciais do município, atraindo pessoas de diferentes bairros do município em busca de produtos e serviços.
Estação de Madureira
Inaugurada em 15 de junho de 1890, é uma das principais estações ferroviárias do subúrbio carioca. Liga Madureira a outros bairros da Zona Norte e também ao Centro, Zona Oeste, Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo. Até 1890, os trens só iam até Cascadura e voltavam para a estação do Campo de Sant’Anna.
Após sua fundação, moradores e comerciantes passaram a usar a estação como uma das principais formas de transporte, compradores vinham de zonas residenciais para o bairro, o que aumentou muito o fluxo de clientes, trazendo melhorias para o bairro.
Mas como nem tudo são flores, a estação também foi palco de severas calamidades: descarrilamentos, suicídios, mal funcionamento e outros problemas continuam sendo questões que existem na estação até hoje e, apesar dos esforços das autoridades para reduzir esses problemas, ainda há certos pontos cegos que não conseguiram resolver.
A estação continua funcionando como um grande apoio ao bairro de Madureira, auxiliando o fluxo de pessoas de diversos bairros. Mesmo não chamando muita atenção, a Estação de Madureira merece lugar de destaque na história do bairro, pois sua existência facilita a circulação da diversidade.
É importante lembrar que a história de um lugar também é feita do que nos permite chegar a ele.
Professora: Fernanda de Moraes
Turma: 1005