Duas exposições modernistas no Palace Hotel

De perfil eclético em suas famosas exposições, o Palace Hotel tornou-se a principal galeria da cidade na década de 1920, recebendo trabalhos de artistas fundamentais para o modernismo de São Paulo e do Brasil. Ronald de Carvalho, um dos principais nomes cariocas do movimento, era um dos responsáveis pelos eventos que juntaram cariocas e paulistas nos salões do famoso hotel. Apesar de ser um outro momento de vida e trabalho dos nomes históricos ligados à Semana de Arte Moderna de 1922, as exposições dos anos de 1928 e 1929 apresentaram os trabalhos de artistas que atingiam maturidade estética em seu diálogo com as vanguardas europeias e com a invenção de uma pintura definitivamente brasileira. 

Lasar Segall, “Bananal” (1927)

Lasar Segall e Tarsila do Amaral foram dois desses nomes cujas exposições movimentaram os dias cariocas. O primeiro exibiu suas obras no salão do hotel em junho de 1928. O pintor lituano radicado em São Paulo teve seus trabalhos visitados em concorrida exposição com destaque na imprensa local. Naquele momento, Segall já era um nome importante do expressionismo europeu e conseguia articular tal escola de forma singular aos cenários e personagens que encontrou no Brasil. Com quarenta telas (trina e dois óleos e oito aquarelas), a exposição ganha destaque na imprensa local e confirma Segall como um pintor definitivo de sua geração. 

Já Tarsila do Amaral teve no Palace Hotel talvez a exposição mais marcante de sua carreira no Brasil. Em uma concorrida e polêmica individual em julho de 1929 (a primeira da artista no Brasil), Tarsila exibe pela primeira vez no país uma série de telas que faz nas idas e vindas para Paris ao lado de Oswald de Andrade. Após a pintora ter exibido trabalhos em duas exposições individuais na “Cidade luz”, finalmente os cariocas puderam ver telas como Urutu, Sono, Touro e Antropofagia. Com grande presença de intelectuais de todos as áreas, a exposição teve críticas positivas e polêmicas comuns ao período. 

Catálogo da exposição de Tarsila do Amaral no Palace Hotel, 1929 – Site Tarsila do Amaral

De alguma forma o Palace Hotel fez do Rio uma cidade mais modernista em artes visuais do que a própria exposição da Semana de Arte Moderna em 1922. 

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