Barraca da Emília
Autores: Mateus Silva, Marcelle Arruda, Brenda Pontes, Alexandra Nunes, Gabriel Hilário, Leonardo Turma: 3009
A nossa história começa no interior da Paraíba, mais precisamente em Aroeiras, no dia 12 de outubro de 1963, com o nascimento de uma pessoa que viria a ser um símbolo para a comunidade da Vila Cruzeiro.
A sua infância no interior foi bastante agitada junto com seu irmão. Ao chegar na idade em que é comum começar a trabalhar acabou se tornando professora de maternal e ficou nessa profissão por um bom tempo.
Mas sua vida estava prestes a mudar com uma viagem para o Rio de Janeiro, que foi feita para se encontrar com uma certa pessoa que futuramente seria seu marido e pai de sua filhas.
Na chegada ao Rio acabou exercendo a profissão de funcionária de higienização e babá. Mas com o passar do tempo, já cansada de trabalhar para os outros, acabou surgindo a ideia de abrir um comércio local, que no início não era muito grande e também não arrecadava muito, chegando a tirar 10 ou 15 reais por dia, mas era o seu pedacinho especial.
Com o passar do tempo, aquela pequena barra estava crescendo mais a cada dia que se passava e tornando a ficar aberta por 24 horas por dia.
Com isso ela junto de seu comércio acabou se tornando um símbolo para a comunidade da Vila Cruzeiro, vindo a se chamar a Barraca da Emília, que se mantém de pé até os dias atuais.