Parque Municipal Urbano Nise da Silveira
E suas histórias entrelaçadas.
Autor: Lucas Reis de Lima
Turma: 3003
O parque foi inaugurado em março de 2022, ao redor do Bosque Dona Ivone Lara, uma cantora.


Nise da Silveira
Nise da Silveira nasceu em Maceió em 1905. Era filha única de um professor e jornalista e uma pianista, o que possibilitou a ela uma infância cheia de liberdade, música, arte e educação.
Ela estudou as áreas da neurologia e psiquiatria, e começou a trabalhar como psiquiatra. Durante o governo de Getúlio Vargas, houve muita perseguição aos integrantes do PCB e aos intelectuais, escritores e artistas. Nise foi presa duas vezes durante essa época. Ela precisou fugir e viveu na Bahia por oito anos como fugitiva.
Algum tempo depois, Nise conseguiu voltar a trabalhar no hospital psiquiátrico Pedro Segundo, onde lidou com a “medicina” da época. Ela passou a discordar da maneira que as coisas eram feitas e passou a buscar novos meios de tratamento. Nise revolucionou a psiquiatria, expondo novos métodos de terapia que incluíam a expressão artística.

“Excelentes catalisadores são os coterapeutas não humanos” – Nise também percebeu a importância dos animais na cura de alguns pacientes.

Loucura Suburbana
O bloco carnavalesco Loucura Suburbana surge, então, como um meio de trazer o povo para a luta contra o preconceito psicológico.
Criado em 2001, como parte do processo de desconstrução do modelo asilar do Instituto Municipal Nise da Silveira, o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana rompe os muros do hospício e resgata o carnaval de rua do Engenho de Dentro.

“Os loucos são considerados comumente seres embrutecidos e absurdos. Custará admitir que indivíduos assim rotulados em hospícios sejam capazes de realizar alguma coisa comparável às criações de legítimos artistas – que se afirmem justo no domínio da arte, a mais alta atividade humana.” – Nise da Silveira
Referências Bibliográficas
- Museu de Imagens do Inconsciente – Museu de Ocupação Nise da Silveira.
- https://www.loucurasuburbana.org/