Rolé dos estudantes

Rolé dos Estudantes é uma atividade educativa do museu virtual Rio Memórias que convida alunos da rede pública a conhecer de perto a história e a cultura da cidade do Rio de Janeiro, por meio de circuitos históricos e visitas a espaços de memória. Acreditamos que conhecer a própria cidade é essencial para a formação de sujeitos críticos, capazes de compreender seu papel na sociedade e exercer, com autonomia, o direito à cidade. Ao ampliar o repertório cultural e conectar o conteúdo escolar à realidade local, o projeto contribui para o desenvolvimento das competências como o pensamento crítico, a empatia e a valorização da diversidade cultural.

Desenvolvido em três encontros, o projeto começa com uma visita a um local de relevância histórica ou cultural do Rio de Janeiro. No segundo momento, a equipe do Rio Memórias vai até a escola para aprofundar com os estudantes os temas abordados e estimular reflexões a partir de suas vivências e visões de mundo. Por fim, os alunos são convidados a produzir narrativas autorais — orais, escritas ou visuais — que expressem suas leituras sobre a cidade. Mais do que um passeio, o Rolé dos Estudantes é uma experiência formativa, que valoriza os saberes dos alunos, promove o protagonismo juvenil e fortalece o ensino de História como ferramenta de pertencimento, cidadania e transformação social.

Pequena África (Região Portuária)

A primeira oficina consiste em uma visita guiada pela região da Pequena África, sítio histórico e arqueológico de importância internacional localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, marcada pela história e cultura dos africanos e seus descendentes no Rio de Janeiro desde o período imperial no Brasil, no século 19.

Nesta visita, os estudantes são convidados a conhecer alguns pontos compreendidos pelo Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana. O Morro da Conceição, o Largo de São Francisco da Prainha, a Pedra do Sal, o Jardim Suspenso do Valongo e o Cais do Valongo são alguns dos pontos visitados neste roteiro. 

Pega a Visão: trabalho e sociabilidade no Centro do Rio, ontem e hoje. (Centro do Rio)

Com o objetivo de contribuir para a promoção e melhor exercício da cidadania dos jovens, a oficina “Pega a Visão” propõe um roteiro de apresentação pelos principais pontos do Centro do Rio de Janeiro que são tradicionalmente marcados pelas relações de trabalho, administração pública, espaços culturais e de lazer. A intenção é oferecer um mapeamento da região pela perspectiva histórica e contemporânea, realçando símbolos importantes para uma formação crítica e cidadã.

Patrocínios

Parceiros

Realização

Pular para o conteúdo