Rio dos estudantes

As oficinas “Rio dos Estudantes” têm como objetivo construir conhecimento e novas narrativas sobre a história e memória da cidade do Rio de Janeiro pela ótica dos jovens estudantes das escolas públicas e/ou de projetos sociais voltados para a educação básica. Tal proposta baseia-se na compreensão de um passado ainda presente, que pode e deve contribuir na formação de um futuro dos discentes. Esta formação é vinculada à história da cidade do Rio de Janeiro, a ser conhecida e valorizada a partir da pesquisa realizada em campo – na escola, no bairro, na cidade – e narrada pelos próprios estudantes.

Orientados pelos oficineiros, os alunos realizarão pesquisas sobre seus territórios incluindo pesquisa de campo. Poderão utilizar fotografias de família, jornais, fotografias da escola e do bairro, revistas, entrevistas com avós e pessoas que conheçam as diferentes histórias e memórias do bairro. Todo esse acervo deverá ser convertido em narrativas que contem parte os temas selecionados pelos alunos. Destaca-se que os alunos serão os produtores dos textos.

Narrativas estudantis sobre a cidade

Esta modalidade é composta por quatro encontros:

  • Primeiro Encontro: Introdução ao projeto Rio Memórias com uma apresentação de poesia falada (Slams) e um quiz interativo sobre histórias.
  • Segundo Encontro: Os estudantes criam um mapa afetivo do território, selecionando temas para seus trabalhos.
  • Terceiro Encontro: Os alunos produzem memórias afetivas ligadas a objetos e frases pessoais, reconhecendo-se como agentes históricos e fomentando a elaboração de seus projetos de vida.
  • Quarto Encontro: Apresentação dos projetos finais, com os trabalhos mais originais sendo destacados no site do Rio Memórias, na galeria Rio dos Estudantes.

Patrocínios

Parceiros

Realização

Pular para o conteúdo