Tivoli Park

A roda-gigante permitia a vista de uma paisagem deslumbrante. A correria assustada era marca inesquecível das visitas à Mulher Conga. Assim como os sustos da montanha-russa com looping e as vertigens do rotor, o brinquedo em formato de um cilindro gigante, que rodava sem parar. Instalado nas margens da lagoa Rodrigo de Freitas, onde é hoje o Parque dos Patins, o Tivoli Park marcou época.

Foto: José Roberto Couto – Tivoli Park

Foi uma febre entre as crianças e adolescentes, nos anos 1980. Inaugurado em 1973, ganhou esse nome em homenagem a um dos parques mais antigos do mundo, construído no século XIX, em Copenhague, na Dinamarca.

Como parte integrante do Tivoli, havia ainda o Circo Orlando Orfei, do mesmo proprietário.

Ingresso do Tivoli Park – 1984

Mas suas atividades, incluindo as do circo, terminaram em 1995, por motivos ainda nebulosos. Há quem diga que uma série de acidentes, nos anos 1990, teria desencadeado o fechamento. Outros alegam que a prefeitura do Rio quis retomar o terreno como parte de seu projeto de urbanização, oferecendo uma área de lazer gratuita. Fato é que, até hoje, toda uma geração de cariocas se mantém saudosa das tardes no Tivoli.

Patrocínios

Logo da Lei de Incentivo à CulturaLogo NorsulLogo Btg PactualLogo Kasznar LeonardosLogo Adam CapitalLogo Rio PrefeituraLogo Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Parceiros

Logo PUC RioLogo Projeto República UFMGLogo MobcomLogo Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro

Realização

Logo Rio MemóriasLogo Baluarte CulturaLogo MINC Governo Federal
Pular para o conteúdo