Light celebra 120 anos de história com a instalação imersiva “Anos-Luz”, de Bia Lessa, no MAM Rio.

A Light, empresa responsável por levar energia elétrica para milhões de pessoas no Rio de Janeiro, comemora seus 120 anos com a instalação artística Anos-Luz, da diretora e multiartista Bia Lessa. A exposição será inaugurada no dia 29 de agosto de 2025, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), com patrocínio da concessionária e realização da associação Rio Memórias. A entrada é gratuita.
A instalação foi pensada especialmente para o espaço arquitetônico do MAM Rio, onde os diversos espaços imersivos de luz e elementos da expografia estão conectados por linhas elásticas que simulam fios da rede elétrica e vibram, representando as conexões ou ligações.
São 1.845 m² de área ocupada pela instalação, usando 65 mil metros de elástico, 42 projetores e uma obra inédita do artista plástico, escritor e professor carioca Milton Machado, medindo 18 metros de comprimento e 7 metros de largura. Parte da instalação também ocupa a área externa do museu, no pilotis.
Uma instalação em homenagem a essa força invisível que guia nossos dias e nossa história
“Celebrar 120 anos iluminando 31 municípios do estado do Rio de Janeiro é motivo de orgulho para todos nós da Light. Quando patrocinamos Anos-Luz, reafirmamos nosso compromisso com a cultura, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da identidade carioca e fluminense”, destaca Alexandre Nogueira, CEO da companhia, que complementa: “A beleza do trabalho da Bia Lessa traduz poeticamente a energia como esse elemento central que a empresa fornece e que transforma a vida das pessoas”.
Além de homenagear a trajetória da empresa, a obra reforça a importância da arte como ferramenta de conexão: “A Light é uma empresa que historicamente investe no desenvolvimento do estado e de sua população. Projetos como este nos inspiram a seguir conectando energia, tecnologia e cultura em prol de um futuro cada vez mais sustentável e inclusivo”, ressalta Nogueira.
Sobre a exposição
Anos-Luz é uma instalação que nasce da tensão entre luz, sombra e tempo. A luz — esse campo que revela — não apenas ilumina, mas define o visível. O escuro — esse território de suspensão — não apenas oculta, mas convida a outras formas de ver.
Reconhecida por sua linguagem inovadora e transdisciplinar, Bia Lessa é diretora de teatro, ópera, cinema e exposições. Para Lessa, “entre o excesso de luz e o vazio do breu, entre o tudo que ofusca e o nada que silencia, há um intervalo quase infinito: um entrelugar onde a percepção do tempo se adensa, se encarna. Inspirada pela potência silenciosa da técnica – o processo é ramificado, percorre largas extensões, milhares de milhas vibrando; atravessa paredes e alcança, no décimo andar, um apartamento suspenso no ar – a obra evoca essa energia domesticada, convertida em eletricidade, presente em milhões de espaços ao mesmo tempo”.
Esta instalação propõe um gesto de escuta. Um convite ao espaço do “entre” — essa fresta onde se esgarçam os limites entre o que se mostra e o que se esconde. É nesse fluxo de duplos que a experiência se dá: o visível e o invisível; aquilo que desaparece na luz, que cega, e o que faz aparecer, emerge do escuro, que se revela como matéria viva.
A instalação dialoga com vestígios e ecos: a geometria de Ttéia, de Lygia Pape; a inteligência de Little Lights, de Jac Leirner; e as imagens de Serguei Eisenstein, Glauber Rocha, Oswaldo Goeldi — artistas para quem luz e sombra são também pensamento, linguagem, existência.
Para Yole Mendonça, diretora executiva do MAM Rio, “é uma alegria receber Anos-Luz, de Bia Lessa, no MAM Rio, em parceria com o Rio Memórias e a Light. O espaço expositivo do museu situado sobre o pilotis será completamente transformado por uma instalação que cria uma experiência imersiva. Acreditamos que Anos-Luz atrairá novos públicos ao museu, ampliando nossa missão de ser um espaço dinâmico e acessível”.
Serviço
Temporada: 29 de agosto a 16 de novembro de 2025
Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio)
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3883-5600
Site: www.mam.rio
Instagram: @mam.rio
Horários de visitação: Quartas, quintas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h Aos domingos, das 10h às 11h, visitação exclusiva para pessoas com deficiência intelectual
Entrada gratuita.
ANOS-LUZ
Direção: Bia Lessa
Com interferências sonoras: Dany Roland
Artista convidado: Milton Machado
Design de luz: Alessandra Domingues, Carlos Zebulun e Juliana Ayako
Arquitetura: Camila Toleto
Coordenação de conteúdo: Maria Borba
Colaboradores de conteúdo: Flora Sussekind, Luiz Alberto Oliveira, Felipe Sussekind e Carlito Azevedo
Design gráfico: Ton Zaranza
Edição das imagens: Ana Paula Carvalho
Pesquisa de imagem: Antonio Venancio
Direção de Produção: Camilla Ribeiro
Assistência de direção: José Mekler
Cenotecnia: Galpão 600 (Ricardo Garcia e Rostand Albuquerque),
Administração: Eduardo Correia
Assessoria jurídica: Eduardo Senna
A exposição Anos-Luz tem realização do Rio Memórias e é patrocinada pela Light, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Sobre a Light
Presente em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo toda a Região Metropolitana, a Light é uma das maiores distribuidoras de energia do Brasil. Todos os dias, cerca de 11,6 milhões de pessoas – mais de 70% da população do RJ – realizam sonhos, constroem projetos, desfrutam de momentos importantes e saem para trabalhar com a energia levada pela companhia, que acaba de completar 120 anos e tem sua história interligada ao desenvolvimento do estado.
Com um time de 11 mil profissionais diretos e indiretos e investimento constante em equipamentos e tecnologia de ponta para a manutenção de sua rede, a Light monitora em tempo real toda a sua área de cobertura para prestar um serviço eficiente e de qualidade.
Sobre o MAM Rio
Inaugurado em 1948, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é referência nacional e internacional em arte moderna e contemporânea. Localizado no icônico edifício projetado por Affonso Eduardo Reidy, com jardins de Roberto Burle Marx, o museu promove exposições, cursos, mostras de cinema e diversas atividades culturais, além de abrigar um extenso acervo artístico.
Sobre o Rio Memórias
Fundado em 2019, o Rio Memórias é uma organização social dedicada a promover a história e a cultura da cidade do Rio de Janeiro. O Rio Memórias é patrocinado pela Norsul, Kasznar Leonardos, Impulso e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, pela Light e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Banco BTG Pactual e Elogroup através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
