Slide Image
Bonde de 10 bancos com anúncio – abril de 1921 – Fotógrafo não identificado

Naqueles tempos, não havia OOH. Vale explicar, para quem desconhece os meandros da publicidade: trata-se da propaganda impressa – ou mesmo digital, nos dias atuais – disposta “out-of-home”. Em [nem tão] bom português, “mídia fora-de-casa”, mídia exterior ou mídia externa. Engloba todas as ações publicitárias que atingem o público nas ruas. Ciente do potencial de seu veículo, a Light vendia espaço interno e externo nos bondes para os interessados. Fizemos uma seleção de imagens dando destaque às águas minerais mais populares do período, dominantes no mercado. Vamos aos seus slogans – não sem antes lembrar que o slogan é aquela frase memorável criada para associar um produto ou serviço diretamente a uma marca. “Prefiram São Lourenço” e “Bebam Caxambu” são bons exemplos do que os publicitários, hoje, denominam call to action; uma chamada que funciona como um ‘gatilho mental’, como dizem.

Slide Image
Bonde com anúncio de Água Salutaris – Sem data – Mortimer

Já “Salutaris, a rainha das águas minerais”, é um slogan clássico.

Slide Image
Bonde – 1950 – Fotógrafo não identificado

Na fotografia, um bonde que leva uma placa externa a nos revelar que a Light já foi referência de lugar até para os publicitários! “Cama e mesa, tecidos, camisaria. A Triunfante - Light, Passos, Arsenal.” Ou seja: havia três lojas para o consumidor; uma delas, próxima ao edifício sede da empresa. Hoje, existe o edifício Triunfante onde antes havia a loja que utilizava a Light como referência – à avenida Marechal Floriano 199.

Slide Image
Rua Uruguaiana – 22/05/1924 – Augusto Malta

“Uniformes para colegiais. Comprem na A Brasileira. Largo S. Francisco. 38 42.” Os números referiam-se ao telefone da loja. Nesta fotografia, observe-se a calçada ao fundo, na região à frente do bonde: vê-se uma estreita porta dando acesso ao balcão da “Casa Mina de Ouro”, que vendia bilhetes de loteria e já anunciava, em 22 de maio (data da fotografia), a loteria de S. João – mas dando destaque maior ao bilhete que correria naquela data, às 18h. Até o vendedor parou para a foto; um evento memorável, como se vê.

Patrocínios

Logo da Lei de Incentivo à CulturaLogo NorsulLogo Btg PactualLogo Kasznar LeonardosLogo Adam CapitalLogo Rio PrefeituraLogo Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Parceiros

Logo PUC RioLogo Projeto República UFMGLogo MobcomLogo Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro

Realização

Logo Rio MemóriasLogo Baluarte CulturaLogo MINC Governo Federal
Pular para o conteúdo