Seta para voltar à página anterior

Fuzileiros Navais invadem a sede do Jornal do Brasil

31 de março de 1964

Lucas Garanbini

“Gorilas invadem o JB”. Essa foi uma das manchetes de capa do Jornal do Brasil no dia 1° de Abril de 1964. O texto, com ar de editorial, relatava que às 20h30 do dia anterior – quando o Golpe Militar foi deflagrado – havia, na porta do jornal, de metralhadora em punho, um fuzileiro naval. 

E quem olhasse pelos vidros dos estúdios da Rádio Jornal do Brasil, “teria a impressão de assistir a um filme de gangsters“. Ali estavam outros 4 fuzileiros, comandados por um Tenente Arinos, e que se “movimentavam tolhidos por suas metralhadoras” entre os funcionários e as parafernálias comuns a um estúdio de rádio. 

Luiz Orlando Carneiro, chefe de reportagem do JB, indagou de quem era a ordem da invasão, e obteve a resposta do Tenente: –  do Ministro da Marinha! Carneiro retrucou:  – onde estava a ordem (por escrito)? O tenente respondeu: – a ordem era verbal! 

Em seguida, usando um dos telefones da redação, o militar telefonou a um Almirante e, sem se referir ao nome do superior, disse que o prédio era muito grande e que precisavam de reforços para a ocupação. Imediatamente, a guarnição deixou três fuzileiros de guarda e foi buscar ajuda. Dentro de meia hora, no lugar dos reforços, o que chegou foi a ordem de retirada. 

A notícia-editorial continuava: “quem humilha assim os bravos Fuzileiros Navais? Quem os transforma em gangsters e os faz evacuar em seguida, envergonhados?” O último parágrafo era um recado direto ao presidente em vias de ser deposto: “o sr. João Goulart tem injuriado muitos, em muito pouco tempo. Agora, ao que tudo indica, não lhe resta tempo para injuriar quem quer que seja”.

Página 6 do Jornal do Brasil, edição do dia 31 de março de 1964. Hemeroteca da Biblioteca Nacional. 

Capa do Jornal do Brasil de 31 de março de 1964. Rio de Janeiro, 31 de março de 1964. Correio da Manhã/Biblioteca Nacional

Página 4 do Jornal do Brasil, edição do dia 01 de Abril de 1964. Hemeroteca da Biblioteca Nacional.

Patrocínios

Parceiros

Realização

Pular para o conteúdo