Boate Zum Zum inaugura série de pocket shows
Taís Gomes
Muitos artistas brasileiros deram início à carreira na noite carioca. As boates, em sua maioria situadas na Zona Sul da cidade, abriam suas portas para os artistas locais se apresentarem.
A boate Zum Zum, localizada em Copacabana, oferecia vários coquetéis de lançamento de livros e discos. Nara Leão foi uma das artistas que escolheu o espaço para comemorar o lançamento do seu primeiro disco em março de 1964. Nessa época, as boates já estavam perdendo a sua popularidade, pois começaram a aparecer novos ambientes onde se podia ouvir música popular, a exemplo do Zicartola e os shows no Opinião. As casas mais antigas apelavam para que continuassem populares. Na onda do desespero, a boate Plaza promoveu o concurso de Miss Biquíni no mesmo palco em que anos antes o fascínio era apreciar artistas como Johnny Alf, Luiz Eça e Lúcio Alves.
Porém, o produtor da Zum Zum, Aloysio de Oliveira, não precisou premiar nenhuma roupa de banho para sobreviver à crise. Recorreu a outros meios. A aposta foi em uma série de pocket shows, com o formato mais intimista, para a boemia carioca. “Algumas adaptações foram feitas na decoração do Zum Zum e caberá a Silvinha Teles e ao conjunto musical liderado por Roberto Menescal inaugurar esta nova fase da simpática buate [sic] na rua Barata Ribeiro”, noticiou o jornal Última Hora um dia antes da data prevista para a estreia do show. Marcada para o dia 15 de abril, a apresentação precisou ser adiada para a semana seguinte. Segundo Paulo Soledade, proprietário da boate, aquela semana “não tinha sido nada agradável”.
O mês marcaria a inauguração do projeto na boate, que ao longo do ano recebeu os artistas Lennie Dale, Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi, Quarteto em Cy e o conjunto de Oscar Castro Neves. Com o reavivamento e sucesso da Zum Zum, a esperança voltava a circular pela noite carioca.
Silvinha Teles e Roberto Menescal ensaiando para a estréia do show na boate Zum Zum, marcada para 15 de abril. Jornal Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 05/04/1964. Acesso pela Hemeroteca Digital.
Show de Silvinha Teles e o conjunto de Roberto Menescal na Zum Zum, projeto de pockets show que reavivou a boate. Jornal Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 29/05/1964. Acesso pela Hemeroteca Digital.
Aloysio de Oliveira, Russo (ex-integrante da bando da Lua), Silvinha Telles e Roberto Menescal, ensaio para a estréia, dia 15, no Zum Zum. Arquivo Nacional, acervo Correio da Manhã.
“Pequenos porém decentes”. Matéria sobre os hows da Boate Zum Zum.