A Pequena África

Para celebrar o Mês da Consciência Negra, o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro selecionou seis fotos inéditas do seu acervo, em parceria com o Rio Memórias — organização social dedicada a promover a história e a cultura da cidade. As imagens retratam lugares fundamentais para a memória da presença negra no Rio, espaços que ajudam a revelar as camadas históricas que moldaram, e continuam moldando, nossa identidade.

 

A sequência de imagens ao lado começa pelo Cemitério do Largo de Santa Rita e pelo Cais do Valongo, testemunhos dolorosos do horror da escravidão. Segue pelo Largo da Prainha, pela Casa da Tia Ciata, pela Praça da Harmonia e Praça Onze, espaços das raízes que, até hoje, sustentam e enriquecem nossa cultura.

 

A mostra é uma realização do Rio Memórias e do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, com apoio do MetrôRio e em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, e faz parte do Calendário do Rio Capital Mundial do Livro 2025.

 

A experiência é aberta ao público de todos os dias no horário de funcionamento do metrô. Faça uma visita  e descubra esses registros fotográficos e as histórias da Pequena África e sua contribuição para a história e a cultura do Rio de Janeiro.

 

📍 Local: Estação Uruguaiana – Metrô Rio
📅 Período: 24 de novembro a 28 de dezembro de 2025
🎟️ Entrada gratuita

.

Patrocínios

.

Parceiros

Realização

Pular para o conteúdo