AMC – A Associação do Movimento de Compositores
Autores:
João Pedro Freitas Caetano | 1AATMINT
Emilly Marques Farias | 1AATMINT
Sophia Moura Leite | 1APCINT
Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense
A Associação do Movimento Compositores da Baixada Fluminense é uma entidade sem fins lucrativos, criada e legalizada em fins de 1991, fundada por Coquinho do Vilar, Bernard Von Der Weid, Lena de Souza, Ronaldinho da Matriz e Amarildo Cardoso. Localizada em São João de Meriti – Baixada Fluminense – RJ.
O Projeto Escola de Música da AMC promove o resgate da cidadania, a inclusão social e a profissionalização, sempre valorizando nossas raízes culturais.
Trabalhando com uma faixa etária de 8 a 18 anos, a escola de música AMC é um pilar da arte na vida de seus alunos, marcando-os com a beleza da música — alunos esses que talvez nem poderiam ter a oportunidade de produzir e expressar a música.
O que a torna tão especial é o fato de proporcionar instrumentos aos alunos, acessibilizando esse ensino de música aos que, infelizmente, não poderiam arcar com os custos de um instrumento. Carregam uma variedade de estudos em instrumentos, como violão, cavaquinho, clarineta, flauta doce, flauta transversa, instrumentos de percussão e teoria musical.
A Roda de Feijão
A Roda de Feijão é um projeto da AMC que consiste em trazer para a Escola compositores e músicos envolvidos em suas raízes culturais. Estes artistas são sempre, e somente, acompanhados pelos instrutores e eventualmente alguns alunos monitores ou alunos mais adiantados da AMC. As aberturas das Rodas são feitas por grupos de alunos mais iniciantes.
Durante as semanas que antecedem as rodas, toda a Escola de Música fica envolvida com os repertórios dos convidados. Estas Rodas proporcionam uma integração maior entre os alunos, seus familiares e comunidade.
Entre os convidados no decorrer da história, estão: Tia Surica, Nilze Carvalho, Hildmar Diniz (Monarco), Wilson das Neves, A Velha Guarda do Império Serrano, entre outros muitos.

O Destino da AMC
Escolher a AMC (Associação do Movimento de Compositores) como tema do nosso projeto para o Rio Memórias foi uma forma de dar visibilidade a uma iniciativa profundamente enraizada na Baixada Fluminense, que há décadas transforma vidas por meio da música.

A AMC não é apenas uma escola de formação musical — ela é um símbolo de resistência cultural, de acesso e de pertencimento, especialmente para os jovens da periferia. Sua trajetória mostra como a arte pode ser uma ferramenta de inclusão, cidadania e dignidade.
Ao destacá-la, reconhecemos a importância de valorizar movimentos culturais que, mesmo fora dos grandes centros, mantêm viva a identidade musical brasileira, promovendo educação, profissionalização e novas perspectivas de vida. O destino da AMC é seguir como referência de transformação social, ampliando seu alcance, formando novas gerações de artistas e fortalecendo ainda mais o papel da cultura como base de uma sociedade mais justa, rica e plural.
Referências
Redes sociais:
- YouTube: AMC da Baixada Fluminense
 - Instagram: @escolamc
 - Facebook: AMC da Baixada Fluminense
 - Site: https://escolamc.com.br/
 - Endereço: Rua Duque de Caxias, 536 – Vilar dos Teles, São João de Meriti – RJ
 - Contato: (21) 99314-7378
 
