Seta para voltar à página anterior

Brigitte Bardot chega ao Rio

Isabella Souza

Os jornais cariocas anunciavam que a previsão era de tempo firme e temperatura na casa dos 30°C para aquela terça-feira. Seria um dia comum na cidade do Rio de Janeiro, não fosse pela expectativa da chegada de um furacão extraordinário: a atriz francesa Brigitte Bardot.

A musa do cinema buscava descanso e chegou a dizer que trocaria toda sua carreira e dinheiro por um único dia de paz. No entanto, assim que colocou os pés em solo brasileiro, ela deve ter entendido que não teria aquilo que viera buscar. Desde o começo do dia, os paparazzi ocupavam o aeroporto do Galeão na expectativa de um clique exclusivo da atriz, que desembarcou da aeronave usando peruca preta, numa tentativa frustrada de passar despercebida pela multidão.

A movimentação em torno do Douglas DC-8-33, da PANAIR, causou burburinho. Rapidamente, fãs e fotógrafos tomaram a pista de pouso e cercaram o avião de tal forma que a única solução encontrada pela atriz foi pular para dentro de um Fusca Volkswagen estacionado aos pés da aeronave. Do aeroporto, Bardot partiu com seu namorado brasileiro, Bob Zagury, para o n° 1988 da Av. Atlântica. Chegando lá, fez uma promessa a si mesma: se não a deixassem em paz, voltaria para a França.

Só que a tranquilidade esperada pela atriz não viria sem uma moeda de troca. Para selar uma trégua com a imprensa, que no meio do frenesi chegou a montar um acampamento em frente ao apartamento de Zagury: uma entrevista coletiva e uma sessão de fotos foram concedidas no Copacabana Palace. Depois disso, Bardot pôde, enfim, aproveitar seu esperado descanso. Passou alguns dias na capital e desfrutou do sossego de cidades mais afastadas e pacatas – como Búzios, que acabou sendo revelada ao mundo após sua visita. A aventura terminou depois de 4 meses. A musa ficou tão encantada com o Rio que foi embora mas prometeu voltar logo.

Chegada de Brigitte Bardot. Rio de Janeiro, 07/01/1964. Autor desconhecido. Fundo Correio da Manhã / Arquivo Nacional

Multidão, à espera de Brigitte Bardot, em frente ao apartamento de Bob Zagury na Avenida Atlântica. Rio de Janeiro, 10/01/1964. Foto de João Mendes. Fundo Correio da Manhã / Arquivo Nacional.

Chegada de Brigitte Bardot ao Copacabana Palace, onde concedeu uma entrevista coletiva. Rio de Janeiro, 01/1964. Foto de Erno Schneider. Fundo Correio da Manhã / Arquivo Nacional.

Brigitte Bardot no Rio, em janeiro de 1964. Fotógrafo: Milton. Fundo Correio da Manhã / Arquivo Nacional

Patrocínios

Parceiros

Realização

Pular para o conteúdo