Seta para voltar à página anterior

Volta o racionamento de energia no Rio

João Carlos Starling

O ano de 1964 estava apenas começando, mas os moradores da cidade do Rio de Janeiro já contabilizavam um considerável número de problemas. A falta de luz estava entre os principais – e não era pela primeira vez. Desde o ano anterior, a crise energética causava interrupções constantes no fornecimento de energia em toda a região do Rio e da Baixada Fluminense.  O racionamento passou a ser uma prática quase corriqueira para a população da Guanabara. As camadas populares foram as mais afetadas, considerando a prioridade de fornecimento de energia para os setores considerados essenciais – como o industrial e o hospitalar. E o fornecimento para as moradias era o primeiro serviço a sofrer restrições. 

Os moradores da capital eram informados sobre os horários em que ficariam sem energia pelos jornais. Geralmente, a interrupção do serviço ocorria no período noturno, mas podia variar de acordo com as condições de abastecimento de cada região. Não era raro acontecerem até mesmo 60 desligamentos por dia. 

As instabilidades elétricas eram comumente causadas pela ausência de chuvas, que afetava a captação e o fornecimento de água para represas, como a de Ribeirão de Lajes, e o funcionamento de hidrelétricas, como a de Fonte Nova, responsável pelo abastecimento de toda região. Essa foi exatamente a justificativa utilizada para um dos maiores racionamentos daquele ano, aplicado a partir do dia 30 de março, e que impactou toda a cidade do Rio de Janeiro.

Detalhamento do racionamento de luz inaugurado dia 30 de março. Correio da Manhã, 1964. Hemeroteca da Biblioteca Nacional.

Notícia sobre os cortes de luz do dia 30/03, Jornal do Brasil, 1964. Hemeroteca da Biblioteca Nacional.

“Cortes de luz voltam amanhã”. Notícia sobre os cortes de luz do dia 30/03, O Jornal, 1964. Hemeroteca da Biblioteca Nacional.

Racionamento chegou a afetar até mesmo eventos esportivos, os quais muitas vezes precisaram ser remarcados, Jornal Última Hora, 1964. Hemeroteca da Biblioteca Nacional

Patrocínios

Logo da Lei de Incentivo à CulturaLogo NorsulLogo Btg PactualLogo Kasznar LeonardosLogo Adam CapitalLogo Rio PrefeituraLogo Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Parceiros

Logo PUC RioLogo Projeto República UFMGLogo MobcomLogo Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro

Realização

Logo Rio MemóriasLogo Baluarte CulturaLogo MINC Governo Federal
Pular para o conteúdo