Seta para voltar à página anterior

Principais programas de TV

Nayara Henriques

“Não desligue não/ O defeito é nosso/ Tô fazendo o que posso/ Para endireitar a televisão.”
(Jingle que tocava na TV Excelsior sempre que saía do ar em 1964).

Em 1964, as principais emissoras de TV no Rio de Janeiro eram: Tupi, Excelsior, Record, Continental e Rio. As novelas já tomavam conta da programação e eram o grande atrativo para o público. Esse seria o ano de “Alma Cigana”, “O Direito de Nascer”, “Renúncia”, entre os quase 30 folhetins lançados naquele ano. 

Era a primeira vez que uma emissora lançava uma telenovela com episódios diários (TV Tupi – “Alma Cigana”). Assim era o “Show do Golias” que liderava o horário nobre na TV Record, seguido pelo “Chico Anysio Show”. Ronald Golias ficou famoso nas rádios e, na década de 1960, se consagrou na televisão. Chico Anysio, por sua vez, lançou seus personagens icônicos: Qüem-Qüem, o barman fanho, o Coronel Limoeiro, Bento Carneiro, bem como o saudoso Professor Raimundo. 

Embora os telejornais tenham surgido em 1950, eles ainda não contavam com a tecnologia de videoteipe, e por isso as gravações externas ainda eram vídeos curtos e sem som. Com a mudança da tecnologia a partir de 1960, a TV Excelsior lançou em 1964 o “Primeiro Plano”, um programa de variedades e notícias apresentado por Cid Moreira, Terezinha Mendes e Luiz Jatobá. O “Jornal Nacional” só seria lançado em 1968. 

Os esportes já contavam com espaço na grade das emissoras, com o “Atualidades Esportivas” da TV Continental e o “Futebol em Revista” da TV Tupi. A partir de 1962 já era possível assistir às partidas das Copas do Mundo logo no dia seguinte. Como no rádio, as emissoras contavam com propagandas e patrocínios, que a programação esportiva atraía para se manter no ar.

Sem autoria. Cartaz da Novela “O direito de nascer”. Fatos e Fotos, 28 de agosto de 1965, Ano V, Número 239. Acervo IHGB

Sylas Robery (produtor teatral de TV), Vida Alves (produtora de TV), Laura Cardoso (teleatriz), e Ronald Golias (comediante de tv), receberam o “Prêmio Tupiniquim”. 1960. Sem autoria. Arquivo Nacional.

Reportagem produzida pela Agência Nacional mostrando desfile de abertura dos jogos da Primavera de 1964, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Atualidades Agência Nacional n° 55 (1964). Arquivo Nacional

No vídeo, desfile de bandas e jogo de futebol entre Flamengo e Santos Futebol Clube, no estádio do Maracanã, em 1964. Evento em comemoração ao Dia do trabalho, no Rio de Janeiro. Cinejornal Informativo s/n. VI. Arquivo Nacional. Fundo Agência Nacional.

Propaganda do programa “Chico Anysio Show”. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 3 de maio de 1964. Acervo Hemeroteca digital da Biblioteca Nacional.

Patrocínios

Logo da Lei de Incentivo à CulturaLogo NorsulLogo Btg PactualLogo Kasznar LeonardosLogo Adam CapitalLogo Rio PrefeituraLogo Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Parceiros

Logo PUC RioLogo Projeto República UFMGLogo MobcomLogo Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro

Realização

Logo Rio MemóriasLogo Baluarte CulturaLogo MINC Governo Federal
Pular para o conteúdo