Seta para voltar à página anterior

Disco dos Beatles chega ao Brasil

Taís Gomes

Quatro rapazes ingleses foram responsáveis por uma histeria que arrastava multidões. A imprensa brasileira frequentemente destacava a ascensão do grupo e colocava nas manchetes a “loucura coletiva” que os jovens de Liverpool estavam provocando. A influência que John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr causavam na juventude de todo o mundo superou evento similar, vivido anos antes, com Elvis Presley.

Os Beatles já eram um sucesso na Inglaterra e na Europa em 1964. Mas, certamente, a ida da banda aos Estados Unidos e a aparição ao vivo no programa The Ed Sullivan Show, em fevereiro daquele ano, marcou a elevação mundial do fenômeno musical. Ou melhor, do fenômeno não apenas musical. A essa altura, seus retratos já estavam sendo estampados nas camisas, jaquetas, fronhas e até mesmo nos panos de pratos. O comércio de perucas teve alta procura para que os fãs copiassem a cabeleira de seus ídolos. 

O Brasil não ficou imune à “indústria Beatles” da cabeça aos pés. “Suas cabeleiras fazem, sem dúvida, mais sucesso do que suas vozes”, noticiou a imprensa carioca. O avanço da popularidade da banda no país foi marcado pelo LP Beatlemania. Lançado pela Odeon em março, o long-play era uma espécie de coletânea exclusiva do mercado brasileiro e já nas primeiras semanas após o lançamento estava em 1º lugar na lista dos discos populares mais procurados. Porém, no Rio, as músicas puderam ser ouvidas antes mesmo do seu lançamento oficial. Graças a Joãozinho Ramos que, segundo o jornal Última Hora, agilizou o lançamento não oficial na boate Jirau. Por mérito do feito, ainda em março, quando foi lançado o compacto simples com os dois maiores sucessos do disco, I want to hold your hand e She loves you, já estavam na ponta da língua dos cariocas.

Capa do disco Beatlemania lançado pela Odeon em março de 1964. Reprodução Ricardo Pugialli.

Capa do compacto simples lançado em março no Brasil. Reprodução Ricardo Pugialli. 

Contracapa do compacto simples lançado em março no Brasil. Reprodução Ricardo Pugialli. 

Lançamento não oficial do disco dos Beatles na boate Jirau. Jornal Última Hora, Rio de Janeiro, 09/03/1964. Acesso pela Hemeroteca Digital.

Divulgação do lançamento do compacto simples dos Beatles pela Odeon. Jornal Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 17/03/1964. Acesso pela Hemeroteca Digital.

Patrocínios

Logo da Lei de Incentivo à CulturaLogo NorsulLogo Btg PactualLogo Kasznar LeonardosLogo Adam CapitalLogo Rio PrefeituraLogo Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Parceiros

Logo PUC RioLogo Projeto República UFMGLogo MobcomLogo Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro

Realização

Logo Rio MemóriasLogo Baluarte CulturaLogo MINC Governo Federal
Pular para o conteúdo