Educa

Imagem do logotio do projeto Rio Memórias Educa

O Rio Memórias Educa foi concebido a partir da constatação da importância em desenvolver ações presenciais e virtuais direcionadas para o público jovem, principalmente para os estudantes. Os jovens são os maiores agentes de transformação e acreditamos ser necessário atuar de uma forma incisiva e direta para engajá-los no movimento de resgate, valorização da história do Rio.

Para transformar a realidade à nossa volta, é preciso primeiro conhecer a história, como chegamos até aqui, quais foram as nossas escolhas no passado que nos fizeram trilhar esse caminho, que circunstâncias e acontecimentos nos levaram à situação que estamos hoje.

O Rio Memórias Educa conta com diversas ações focadas na cultura e na história do Rio e nas possibilidades de mudança a partir do conhecimento.

As atividades são:

  1. Oficinas em escolas públicas para despertar o interesse dos alunos na história de seu entorno e a construção de novas narrativas que darão origem a uma nova galeria no museu virtual – “Rio dos Estudantes”;
  2. Passeios pedagógicos por pontos culturais e históricos da cidade, para os alunos das escolas públicas do Ensino Médio e últimos 2 anos do Fundamental;

Acreditamos que atividades lúdicas, aulas de campo e pesquisas no bairro e na cidade se apresentam com novas metodologias de construção do conhecimento, estimulando competências de leituras e interpretações, bem como de resolução de problemas.

As atividades aqui propostas pretendem contribuir diretamente para uma melhor distribuição do conhecimento histórico e cultural.

Patrocínios

Logo da Lei de Incentivo à CulturaLogo NorsulLogo Btg PactualLogo Kasznar LeonardosLogo Adam CapitalLogo Rio PrefeituraLogo Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Parceiros

Logo PUC RioLogo Projeto República UFMGLogo MobcomLogo Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro

Realização

Logo Rio MemóriasLogo Baluarte CulturaLogo MINC Governo Federal
Pular para o conteúdo