Noel Rosa

O carioca Noel de Medeiros Rosa nasceu no dia 11 de dezembro de 1910, em Vila Isabel, e foi um dos mais importantes artistas da música brasileira.

Autodidata, começou despretensiosamente ouvindo e repetindo os sons do bandolim e se tornou um artista completo. Tentou a Faculdade de Medicina mas acabou abandonando pela música.

Seu primeiro sucesso foi em 1930, com o lançamento de “Com que roupa?”. A inspiração para compor essa música foi muito analisada por observadores políticos que acreditavam ser uma metáfora para falar dos rumos indefinidos da revolução de 30, mas Noel era sempre evasivo e falava que era inspirada em uma cena de seu cotidiano, quando sua mãe já cansada das noites em claro, escondeu suas roupas para tentar evitar mais uma de suas farras noturnas.

Noel Rosa com seu violão.

A obra do artista é tida como um retrato das mudanças culturais, políticas e econômicas do Rio no início do século XX, abordando temas que envolvem as mais diversas classes sociais.

Sua vida amorosa foi dupla e intensa, pois mantinha um casamento com Lindaura, uma moça da alta sociedade carioca e divertia-se frequentemente na companhia furtiva de Ceci, prostituta de um cabaré da Lapa.

Noel Rosa com sua esposa, Lindaura, em 1934. Imagem retirada de O Globo

Em 1934, Noel começou a ter os primeiros sintomas de tuberculose, mas manteve o ritmo de trabalho e boemia, gravando e compondo bastante para o rádio e teatro.
No dia 4 de maio de 1937, aos 26 anos, muito jovem mas enfraquecido pela doença, Noel morreu, deixando uma incrível obra com 71 canções gravadas.