Cinemasdosubúrbio

Tempo de leitura 2 min

Rio Memórias

Cinema localizado em subúrbio com letreiro "IMPERATOR" e anúncios de filmes e chopp.Descrição da imagem: A imagem é uma fotografia preto e branco de um cinema localizado em um subúrbio. Na parte superior, há um letreiro iluminado que lê "IMPERATOR". Abaixo dele, há um sinal anunciando "9 14 ANOS MAD MAX ALÉM DA CÚPULA DO TROV". À esquerda, há um sinal que menciona "CHOPP DA BRAHMA PIZZAS". No centro, várias pessoas estão dentro do cinema, enquanto alguns estão na entrada. Na frente do edifício, vários carros estão estacionados. A esquerda, há um carro antigo parcialmente visível.

Foto: Luiz Betthencourt - Cine Imperator - 1985 - Agência O Globo

Ao menos dois cinemas eram destaque nos subúrbios da cidade.

O Cinema Imperator, inaugurado em 1954 na rua Dias da Cruz, no Meier, tornou-se referência para o público da zona norte. Abrigava até 2,4 mil pessoas e viveu seu auge exibindo filmes protagonizados por nomes como Elvis Presley e James Dean. Mas a fama de juventude transviada extrapolou as telas e, durante certo tempo, foi até considerado um espaço impróprio às moças de bons costumes, já que, em seus corredores, circulavam os rapazes da pesada da chamada “turma do Imperator”. Em 1986, encerrou suas atividades de exibição e, na década de 1990, transformou-se numa importante casa de shows que funcionou até 1996. Em 2012, reabriu como Centro Cultural João Nogueira sob responsabilidade da prefeitura.

O Cine Vaz Lobo foi inaugurado em janeiro de 1941, no bairro do mesmo nome, e foi considerado um importante marco no desenvolvimento cultural da região. Uma das melhores salas de exibição da cidade, teve suas atividades encerradas em 1986. Em 2009, o prédio iria ser demolido para a construção de um trecho da Transcarioca, mas a mobilização dos moradores fez com que o projeto fosse alterado, salvando o prédio.

Cine Vaz Lobo - O filme (curta metragem)

Já o Cine Olaria, fundado inicialmente como Cine Santa Helena nos anos 1920, funcionou por décadas como polo cultural no subúrbio do Rio. A sala comportava cerca de 800 pessoas e exibia filmes de grande sucesso durante o século XX. Fechado desde os anos 1980, passou por um período de abandono até o anúncio de sua revitalização em 2018. O antigo cinema dará lugar a um empreendimento residencial-comercial, mantendo as características originais do prédio.

Cinema localizado em subúrbio com marquise e cartaz anunciando filme.Descrição da imagem: Esta é uma fotografia preto e branco de um cinema localizado em um subúrbio. A imagem mostra um edifício com arquitetura clássica, possivelmente do século XX, com uma torre no topo. Na fachada frontal, há um marquise com letras grandes e claras que dizem "OLARIA". Abaixo do nome do cinema, há um cartaz anunciando "OS TRAPALHÕES E O REI DO FUTEBOL" e mencionando datas de exibição. À frente do cinema, há algumas pessoas caminhando e alguns carros antigos estacionados na rua. As linhas elétricas cortam o céu acima do edifício.

Foto: Zalmir Gonçalves - Fachada do Cinema Olaria - 18/07/1986 - Agência O Globo

Outras memórias

Memória 1 de 4: Imagens e imaginários do subúrbio