ChafarizdoMestreValentim

Tempo de leitura 3 min

Rio Memórias

Esta placa integra o circuito 'Praça XV'. Clique aqui e veja mais sobre esse e outros circuitos.

Click here for English

Ouça o áudio sobre o Chafariz do Mestre Valentim

Praça histórica com edifícios e igreja ao fundo, pessoas caminhando e barcos no rio.Descrição da imagem: Esta é uma pintura que retrata uma praça histórica com várias construções ao fundo. A esquerda, há um edifício com telhado vermelho e fachada branca. Ao centro, há uma grande igreja com cúpulas e cruzes. À direita, há mais edifícios com telhados vermelhos e uma torre alta. No primeiro plano, há pessoas caminhando e barcos no rio à frente. As cores são predominantemente bege, marrom e vermelho. Não há texto visível na imagem.

Johann Jacob Steinmann, Largo do Paço - 1839. À direita, estão as bicas do chafariz. Pinacoteca do estado de São Paulo

Até meados do século XIX, poucos lugares eram tão movimentados no Rio de Janeiro quanto o Chafariz da Pirâmide ou Chafariz do Mestre Valentim, como é mais conhecido atualmente. Sua posição estratégica à beira do Cais do Porto, tornava-o um verdadeiro ponto para encontros, conversas e atividades comerciais. À noite, o local se transformava em palco para planos e conspirações, como no caso da Conjuração Carioca. Havia um intenso vai-e-vem e vozerio de vendedores ambulantes, negros de ganho, funcionários públicos, marinheiros recém-chegados, estacionados ou de partida, caixeiros-viajantes, tropeiros, pequenos e ricos comerciantes, soldados e ministros.

O artista francês Jean-Baptiste Debret — principal responsável pelos registros visuais do Rio de Janeiro entre as décadas de 1810 e 1830 — assim detalhou uma cena cotidiana:

Por volta das quatro horas da tarde que se veem os pequenos capitalistas chegarem de todas as ruas adjacentes ao largo do Palácio, para se sentarem nos parapeitos do cais, onde têm o costume de vir sentir à fresca até a Ave Maria (das seis às sete horas da tarde). Em menos de meia hora todos os lugares estão tomados.

Jean-Baptiste Debret
Pintura urbana do século XIX com pessoas interagindo ao redor de um chafariz.Descrição da imagem: Esta é uma pintura colorida retratando um cenário urbano, provavelmente do século XIX, com pessoas interagindo em torno de um chafariz. Do lado esquerdo, vemos uma figura de homem vestindo roupas casuais, segurando um bebê e um cachorro. Ao fundo, há construções antigas e uma torre com cúpula. No centro, várias pessoas estão conversando e trocando objetos, enquanto dois homens em uniforme militar sentam-se sobre o chafariz. À direita, um soldado de uniforme completo observa a cena. No fundo, barcos estão atracados em um porto.

Praça XV com o chafariz do Mestre Valentim e uma intensa presença de comerciantes e demais trabalhadores da região portuária

. Século XIX. Jean-Baptiste Debret, Museu Castro Maya

O chafariz do Mestre Valentim foi inaugurado em 1789 no lugar de outra fonte, de autoria do engenheiro militar português José Fernandes Pinto Alpoim, erguida por volta de 1747. Quatro décadas depois, a região da Praça XV (à época conhecida como Largo do Carmo) foi restaurada, como parte de uma série de obras de saneamento, abastecimento e embelezamento da cidade, ocorridas sob o governo do vice-rei D. Luís de Vasconcelos. Um novo chafariz foi encomendado ao exímio Mestre Valentim — artista negro, nascido em Minas Gerais por volta de 1745, e responsável também pelas obras do Passeio Público e uma série de trabalhos nos interiores das igrejas cariocas. As águas chegavam às bicas do chafariz após descer pelo Aqueduto da Carioca — hoje conhecido como Arcos da Lapa. E o mar, que chegava até suas escadarias, foi se afastando com os sucessivos aterros na região, na segunda metade do século XIX e início do XX.

Homem negro com vaso vermelho na cabeça, perto de chafariz e montanhas.Descrição da imagem: Esta é uma pintura que retrata um homem negro carregando um grande vaso vermelho sobre a cabeça. Ele está vestindo uma camisa vermelha e calças listradas brancas e azuis. Ao fundo, há uma estrutura arquitetônica com telhado triangular e colunas, possivelmente um chafariz. Mais atrás, vemos montanhas e alguns navios à distância. A paisagem é iluminada por um céu claro.

A brazilian slave a carrier of water,

Anônimo,

c.1825. Fundação Biblioteca Nacional

A pedra que predomina na construção é o granito e alguns detalhes da cantaria são feitos de gnaisse branco (pedra de galho), que oferecem contraste com a pedra acinzentada. O corpo prismático do chafariz é rodeado por uma balaustrada – espécie de ‘grade’, neste caso feita em pedra – que funcionava como guarda-corpo para as pessoas que subiam até a parte de cima, por meio de uma escada no interior do chafariz.

As duas escadas que levavam para o mar estão retratadas em diversas obras de viajantes, como nesta gravura de Thierry Frères, a partir do original de Jean-Baptiste Debret. As escadarias só foram “redescobertas” a partir de escavações feitas na década de 1980, e agora é possível ver seus degraus de pedra novamente ao lado do chafariz.

Gravura preto e branco de praça histórica em Rio de Janeiro.Descrição da imagem: Esta é uma gravura que retrata uma praça histórica em Rio de Janeiro. Do lado esquerdo, vemos um edifício com várias janelas e telhado azul. À frente dele, há uma pequena multidão de pessoas caminhando. No centro, um chafariz com forma de torre é destacado, cercado por escadarias. Ao fundo, outros edifícios, incluindo um palácio com telhado vermelho, completam o cenário. A imagem é em preto e branco. No canto inferior, está escrito "Vue de la Place du Palais, à Rio de Janeiro".

Thierry Frères (a partir de Jean-Baptiste Debret)

Vista da Praça do Palácio

. No centro da imagem, o chafariz do mestre Valentim. Fundação Biblioteca Nacional

Como esta é uma obra do Brasil colonial, há elementos que remetem à coroa portuguesa como a esfera armilar — importante objeto da tecnologia náutica no período das “grandes navegações” —, no topo da pirâmide.

Um dos símbolos do barroco carioca, o chafariz do Mestre Valentim não desempenha mais a função original de abastecer de água a população carioca, mas conserva sua beleza e convida os passantes de hoje a imaginar o Rio de antigamente.

Chafariz histórico em espaço público com telhado piramidal.Descrição da imagem: Esta é uma fotografia de um chafariz localizado em um espaço público. A imagem mostra uma estrutura histórica com um telhado piramidal coberto por telhas cerâmicas, decoradas com motivos geométricos. O chafariz está cercado por uma grade metálica e está em um nível elevado em relação ao terreno circundante. Ao fundo, há árvores verdes e prédios modernos com fachadas de vidro e metal. O céu é azul com algumas nuvens brancas.

Carlos Luís da Cruz/IPatrimônio

Imagem 1 de 2: Carlos Luís da Cruz/IPatrimônio

Outras memórias

Memória 1 de 4: Palácio Tiradentes