CalçadasMusicais-FeitiçodaVila

Tempo de leitura 2 min

Rio Memórias

Esta placa integra o circuito Rota do Samba de Vila Isabel – Os Três Apitos.

Click here for English

Áudio guia. Para acessar a versão na íntegra, baixe aqui o app Mingoo. Para mais informações acesse www.mingoo.com.br

O bairro de Vila Isabel possui, ao longo da Avenida Boulevard 28 de Setembro, um calçadão de pedras portuguesas que se tornou um patrimônio cultural da cidade. O projeto foi assinado pelo arquiteto Orlando Magdalena e inaugurado em 1965, durante as comemorações do IV Centenário da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Àquela altura, Vila Isabel já gozava de grande fama como bairro boêmio, devido à presença de compositores que ali viveram, como Noel Rosa, Orestes Barbosa, João de Barro e Almirante. Coube justamente a Almirante a escolha das músicas que dariam origem às chamadas “calçadas musicais de Vila Isabel”.

Calçada com padrão artístico e palavra "Bijus" em letras pretas.Descrição da imagem: Esta é uma fotografia de uma calçada com um padrão artístico. A imagem mostra uma área circular feita de pedaços pequenos de pedra, formando um desenho geométrico. No centro, há letras grandes e negras que formam a palavra "Bijus". As letras são dispostas em uma curva, com a parte superior mais larga e a inferior mais estreita. O fundo é composto por pedaços de pedra em tons de cinza e branco, criando um contraste com as letras pretas.

Ao todo, são dezenove partituras distribuídas entre a Praça Maracanã e a Praça Barão de Drummond, começando com a marcha “Cidade Maravilhosa”, de André Filho, e seguindo com nove canções em cada lado da avenida. Entre elas estão clássicos como “O Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga; “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida; “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso; “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro; “Chão de Estrelas”, de Orestes Barbosa e Sílvio Caldas; “Na Pavuna”, de Homero Dornellas e Almirante; além de “Renascer das Cinzas”, de Martinho da Vila — essa, localizada na Praça Barão de Drummond. Um dos destaques é a canção “Feitiço da Vila”, de Noel Rosa e Vadico, instalada em frente à Associação Atlética Vila Isabel.

Calçada musical em parque com padrão geométrico e inscrição "Renacer das Cinhas Martinho da Vila".Descrição da imagem: Esta é uma fotografia de uma calçada musical localizada em um parque. A calçada é feita de pedaços pequenos de cerâmica brancos, formando um padrão geométrico com linhas pretas que se repetem ao longo do caminho. No centro da calçada, está escrito "Renacer das Cinhas Martinho da Vila" em letras pretas. À esquerda, há um poste de madeira e uma cerca metálica. Ao fundo, há árvores grandes e uma estrutura coberta por telhado. À direita, há uma área aberta com algumas pessoas sentadas em bancos sob a sombra dos árvores.

“Feitiço da Vila” é uma das composições mais emblemáticas de Noel Rosa e se consolidou como um verdadeiro hino identitário do bairro. A canção nasceu no contexto da célebre disputa musical entre Noel Rosa e Wilson Batista, um episódio marcante da história do samba carioca. A chamada “rinha” começou com “Lenço no Pescoço”, de Wilson Batista, respondida por Noel com “Rapaz Folgado”. Seguiram-se “Mocinho da Vila”, de Batista, e a defesa apaixonada do bairro em “Feitiço da Vila”. Wilson reagiu com “Conversa Fiada”, e Noel retrucou com “Palpite Infeliz”. A troca de provocações continuou com “Frankenstein da Vila” e “Terra de Cego”, ambas de Wilson Batista. O embate se encerrou de forma simbólica com “Deixa de Ser Convencida”, composta conjuntamente pelos dois artistas, tendo como tema Ceci, grande amor de Noel e figura central dessa história que atravessa a música, a boemia e a identidade cultural de Vila Isabel.

Calçada com mosaico artístico, lojas e pessoas caminhando.Descrição da imagem: A imagem é uma fotografia de uma calçada com um design artístico em mosaico. A partir da esquerda para a direita, vemos uma faixa de pedestres com um carro branco estacionado atrás de uma loja. À frente, há um mosaico com o nome "Feitiço da Vila" e "Noel Rosa" em letras grandes e pretas sobre um fundo claro. Ao fundo, há uma loja com vitrines exibindo produtos e um quadro com uma figura feminina. Do lado direito, duas pessoas caminham em direção à escada da loja.

Próxima parada: Petisco da Vila. Explore o trajeto completo no mapa interativo da Rota Os Três Apitos clicando aqui.

MAPA INTERATIVO

Logotipos de projetos e instituições brasileiros.Descrição da imagem: A imagem apresenta um conjunto de logotipos e textos relacionados a projetos e instituições. Do lado esquerdo, há o logotipo do Brasil com as cores verde, amarelo e azul. Ao lado, está o logotipo do EmbraturLAB, composto por um padrão de pontos laranja. Abaixo, estão os logotipos de tecnologias como Zcept Tech, Mingoo, Bone e WeSense. No centro, há o logotipo da Diaspora Black e do Etnias. À direita, está o logotipo da plataforma iFriend. Abaixo desses elementos, há mais logotipos de apoio, incluindo o do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio, a Conservação e Serviços Públicos, e o Laboratório de Encantadores.

Outras memórias

Memória 1 de 4: Estátua de Noel Rosa