CalçadãodeCopacabana

Tempo de leitura 2 min

Rio Memórias

Esta placa integra o circuito 'Ipanema/Copacabana'. Clique aqui e veja mais sobre esse e outros circuitos.

Click here for English

Calçadão de Copacabana com padrões geométricos e mar ao lado.Descrição da imagem: Esta é uma fotografia do Calçadão de Copacabana. A imagem mostra um piso com padrões geométricos em preto e branco, que se estendem desde o primeiro plano até o horizonte. À esquerda, vemos o mar, enquanto à direita há uma estrada paralela ao calçadão. Ao fundo, prédios altos e árvores estão dispostos ao longo da praia.

Foto: Sebastião Marinho / Agência O Globo

O Calçadão de Copacabana, patrimônio cultural do Rio é um dos cartões-postais mais conhecidos do mundo. Mas, um dos símbolos mais icônicos da cidade não é uma invenção carioca. Construído com pedras portuguesas (calcário branco e basalto negro), no contexto das grandes transformações promovidas pelo prefeito Pereira Passos no início do século XX, o desenho ondulado da Avenida Atlântica é uma reprodução do padrão da Praça do Rossio, em Lisboa.

Para assegurar a fidelidade ao original, o passeio de Copacabana foi assentado por calceteiros vindos diretamente da capital lusitana. As obras, iniciadas em 1906, duraram cerca de dois anos. O Calçadão tinha um grafismo completamente diferente: originalmente, seguia perpendicular à praia.

Calçadão costeiro com mar e pessoas caminhando.Descrição da imagem: Esta é uma fotografia em preto e branco de um calçadão costeiro. À esquerda, vemos o mar com ondas batendo na praia. No centro, há uma faixa de areia que separa o mar do calçadão. À direita, o calçadão é pavimentado com pedras em padrões geométricos. Pessoas caminham pelo calçadão, alguns estão perto do mar, outros mais distantes. Ao fundo, há construções e montanhas. Na parte superior direita, o céu está parcialmente nublado. No canto inferior direito, há uma assinatura e data: "Leme Rio 15-7-921 7095".

Augusto Malta. Ressaca na praia do Leme, Rio de Janeiro, 1921. Coleção Pedro Corrêa do Lago, Instituto Moreira Salles

Entre as décadas de 1920 e 1950, Copacabana foi se tornando o símbolo de um Rio de Janeiro moderno e glamuroso. Quando Walt Disney, atuando como embaixador cultural dos Estados Unidos no Brasil, na chamada “política da boa vizinhança”, criou o personagem Zé Carioca para guiar o Pato Donald pelo país tropical, o traçado ondulado no chão por onde os personagens caminhavam não deixava dúvidas sobre onde estavam — ao mesmo tempo em que confirmava o protagonismo de Copacabana como símbolo nacional.

Personagens dançando em calçadão ondulado, folhagens verdes ao fundo.Descrição da imagem: Esta imagem é uma ilustração animada colorida. Do lado esquerdo, vemos um personagem com um chapéu azul e uma camisa branca, parecendo estar dançando. Ao seu lado, há outro personagem vestindo um chapéu verde e uma camisa amarela, também dançando. Ambos estão sobre um calçadão com padrões ondulados. No fundo, vemos folhagens verdes e parte de uma construção.

Reprodução/Disney

A alteração no traçado veio quando o passeio foi desmontado durante as obras de melhorias sanitárias e o alargamento da Avenida Atlântica, entre 1969 e 1971. O responsável por refazer a calçada foi o renomado paisagista Roberto Burle Marx que, com seu olhar de gênio, reorientou o padrão na direção que hoje conhecemos — como se o chão fosse uma continuidade do mar.

Palácio majestoso com colunas, domo ornamental e estrutura baixa, montanha ao fundo.Descrição da imagem: Esta é uma fotografia preto e branco de um palácio majestoso. Do lado esquerdo, vemos uma série de colunas que formam o edifício principal. No centro, há um grande domo com detalhes ornamentais. À direita, há uma estrutura mais baixa, também com elementos decorativos. O fundo apresenta uma montanha coberta por vegetação.

Foto de Bernard Hermann, 1974. Presente no livro “RIO” - Les du Pacifique / Distribuidora Record

Hoje, as ondas largas, em preto e branco, repetidas em padrão com tons intercalados estampa bolsas, camisas, aparece em filmes, músicas, obras de arte e peças publicitárias que celebram o estilo de vida carioca.

Calçadão de Copacabana com praia, palmeiras, padrão geométrico e colina verde.Descrição da imagem: Esta é uma fotografia do Calçadão de Copacabana. A imagem mostra uma praia com palmeiras ao longo da orla. No primeiro plano, há um padrão geométrico preto e branco. Ao fundo, há uma colina coberta de vegetação verde. O céu está azul com algumas nuvens brancas. À distância, pessoas estão relaxando na praia.

Donatas Dabravolskas. Calçadão de Copacabana, sem data. Reprodução Wikimedia Commons

Logotipos da Rio Prefeitura Turismo e Rio Memórias.Descrição da imagem: A imagem apresenta dois logotipos. Do lado esquerdo, há um escudo azul com uma coroa e elementos decorativos, seguido do texto "Rio Prefeitura Turismo" em azul. Do lado direito, há um logotipo com a frase "Rio Memórias" em laranja, dentro de um quadrado com linhas verticais.

Outras memórias

Memória 1 de 4: Estátua de Carlos Drummond de Andrade