Memóriasdofogãoagás:produção,comercializaçãoeeducaçãoparaouso

Tempo de leitura 3 min

Rio Memórias

“Como o seu automóvel usado vale uma parte do pagamento de um novo... seu fogão velho também vale dinheiro. O fogão velho é antiestético. Contrasta deploravelmente com os azulejos brilhantes de uma cozinha bem cuidada. Mesmo assim o seu fogão vale dinheiro.” Esta campanha publicitária exprime o empenho da Société Anonyme du Gaz em intensificar algo que já ocorria desde o final do século XIX, em processo lento e gradual: a substituição da lenha e do carvão pelo gás – no processo de cocção de alimentos e no aquecimento. E ademais, para quem já utilizava o gás, a troca por um novo fogão. Nesta fotografia, uma loja onde havia um showroom para a venda de fogões manufaturados pela própria empresa.

Prédio histórico com fachada clássica e placa "APPARELHOS GAZ".Descrição da imagem: Esta é uma fotografia histórica em preto e branco de um prédio com fachada clássica localizado em uma esquina. Do lado esquerdo, vemos uma série de arcos e janelas, enquanto à direita, há uma grande placa com o texto "APPARELHOS GAZ". Na parte superior do edifício, há uma inscrição que parece dizer "S... NONY E D...". Há árvores e pessoas caminhando na frente do prédio, e ao fundo, outros edifícios podem ser vistos.

Rua da Assembleia – Sem data – Augusto Malta

Esta fotografia de um fogão danificado – o motivo não está esclarecido na imagem – serve como testemunho do design dos fogões que eram comercializados pela Société Anonyme du Gaz.

Fogão a gás antigo com placa Société Anonyme du Gaz Reliável.Descrição da imagem: Esta é uma fotografia antiga de um fogão a gás. A imagem mostra um fogão com uma placa frontal preta e dourada que lê "SOCIETE ANONYME DU GAZ RELIABLE". Acima do fogão, há um dispositivo metálico com várias pontas que parecem ser componentes do sistema de ventilação. O fogão está posicionado contra uma parede clara, e há marcas de tinta ou sujeira na superfície da parede à direita. No canto inferior direito da imagem, há uma inscrição que lê "No 113 - SEPT.1-11 BROKEN RANGE - SCHNEIDER TRENKAMP Co."

Broken Range-Schneider Trenkamp Co – 01/09/1911 – Mortimer

Um dos numerosos anúncios de fogões a gás publicados na Revista Light.

Cartaz publicitário de fogão a gás destacando benefícios.Descrição da imagem: A imagem é um cartaz publicitário em preto e branco. No topo, há uma mão desenhada apontando para um fogão a gás. Abaixo da mão, está escrito "Não hesite! É perfeito!" em destaque. Em seguida, aparecem as palavras "Rápido", "Limpo" e "Econômico!" em destaque também. O fogão a gás é ilustrado no centro, com detalhes como pia, gavetas e chamas. Abaixo do fogão, está escrito "Compre o seu fogão na Sociedade Anônima do Gaz".

Revista Light - 1929 - p. 99

Nos anos 1930, o fogão a gás ainda não era uma unanimidade nem mesmo entre as classes dotadas de melhores condições financeiras. Estes anúncios nos mostram as ideias dominantes no meio publicitário (e da sociedade branca, em geral) de então, que atendia a clientes como a Light e a Société Anonyme du Gaz: a mulher preta — retratada de maneira racista e caricata no anúncio — era associada ao atraso, qual seja, o fogareiro a carvão…

Cartaz em preto e branco sobre economia de fogões.Descrição da imagem: A imagem é um cartaz em preto e branco. No topo, há um texto em azul que lê "AINDA HA QUEM ACREDITE NA ECONOMIA DO FOGÃO A CARVÃO!...". Abaixo, há duas ilustrações de uma mulher cozinhando. Na ilustração superior, ela está usando um fogão a gás e parece estar satisfeita com o resultado. Na ilustração inferior, ela está usando um fogão a carvão e parece estar insatisfeita. Ao lado das ilustrações, há mais texto em azul que lê "MAS OS OS QUE ARRISCAM UMA EXPERIENCIA FICAM AMIGOS DO GAZ UM PEQUENO FOGÃO PO DE SER ADQUIRIDO EM PRESTAGÕES, E QUEM ADQUIRE UM FOGÃO A GAZ, ADQUIRE: ASSEIO_RAPIDEZ E ECONOMIA". No canto superior esquerdo, há um selo com o texto "SOCIETE ANONYME DU GAZ RIO DE JANEIRO".

Revista Light - 1935 - p.49

… enquanto a mulher branca e de melhores condições econômicas supostamente já manejava o fogão a gás. A cozinheira era comumente associada à mulher preta. Bem sabemos que nas primeiras décadas de nossa República – período que coincide com a implantação dos serviços do conglomerado da Light – as políticas eugenistas, de embranquecimento da população foram intensas, como demonstram nossos historiadores do tema.

Mulher em vestido preto com detalhes brancos, sentada em sofá verde e vermelho, com texto em português ao fundo.Descrição da imagem: A imagem é uma ilustração colorida de uma mulher sentada em um sofá. A mulher está vestindo um vestido preto com detalhes brancos nas mangas e pescoço, e usa um colar de pérolas. Ela está sentada com os pés cruzados, apoiando o braço direito no braço do sofá. O sofá tem um assento verde e um encosto vermelho com detalhes azuis. Ao fundo, há texto em português escrito em duas partes diferentes de cor. O texto superior é verde e o inferior é vermelho. No canto inferior da imagem, há um selo com o texto "Gaz" e "Rio de Janeiro".

Revista Light - 1932 - p. 44

Esta imagem mostra a grande novidade: o fogão a gás, em uma aula de culinária oferecida às donas de casa.

Mulheres em cozinha, conversando e sorrindo, com panela e utensílios ao fundo.Descrição da imagem: Esta é uma fotografia preto e branco de cinco mulheres em uma cozinha. Do lado esquerdo, uma mulher está perto de um fogão a gás branco, segurando uma panela. À sua direita, quatro outras mulheres estão conversando e sorrindo. Elas estão dispostas em uma linha, com a mulher mais à direita usando um vestido preto com detalhes dourados. Ao fundo, há prateleiras com panelas e utensílios pendurados. A parede traseira é revestida com azulejos brancos.

Aula de Culinária – 14/10/1948 – Fotógrafo não identificado

Aqui, vê-se o fogão instalado na estação de telefones do Flamengo, à rua Dois de Dezembro. Nele eram preparadas as refeições oferecidas às telefonistas que ali trabalhavam.

Cozinha antiga com armários, fogão a gás e lavatórios.Descrição da imagem: Esta é uma fotografia antiga de uma cozinha. Do lado esquerdo, há armários com prateleiras cheias de recipientes e utensílios. No centro, um fogão a gás com duas chaminés laterais. À direita, há dois lavatórios com torneiras e pia. O chão é de cerâmica e o teto tem janelas. Na parte inferior direita, está escrito "BEIRA MAR" e "CAIXA NO.101".

E. T. Beira-Mar – Augusto Malta

Quando a S. A. G. inaugurou a primeira Escola das Cozinheiras, na sua agência à rua Teixeira Soares na Praça da Bandeira, a repercussão foi muito positiva, segundo o registro na Revista Light (abril de 1932). A turma era integrada por “numerosas senhoras residentes no bairro” e como a fotografia publicada atesta, havia um aparente ‘equilíbrio’ étnico. Levando em conta que uma parcela considerável das mulheres dedicava-se às prendas domésticas incluindo a cozinha, torna-se impossível saber quem era, ali, patroa ou cozinheira profissional. Mas é fato que as primeiras filas estavam ocupadas por mulheres pretas, todas vestidas de branco, o que poderia levar à interpretação de que eram todas cozinheiras profissionais. Ou não.

Fotografia de duas páginas de jornal mostrando a inauguração da primeira Escola de Cozinheiras da Companhia do Gaz.Descrição da imagem: A imagem é uma fotografia de duas páginas de um jornal ou revista, mostrando a inauguração da primeira Escola de Cozinheiras da Companhia do Gaz. Na primeira página, vemos uma sala de aula com mesas e cadeiras dispostas em torno de um pódio onde está sentada a diretora, Wilma Kastner, falando aos alunos. À sua direita, estão outros adultos assistindo à cerimônia. Na segunda página, temos uma foto de uma cozinha bem organizada, com utensílios de cozinha pendurados nas paredes e uma mesa de trabalho. As alunas estão sentadas em fileiras, esperando o início das aulas. A página contém texto explicando os conteúdos abordados na escola, como massas e bolos, modo de usar ingredientes, seleção de mariscos, conservação de utensílios, sobremesa, tortas e pasteis, economia da cozinha e gaz, seleção de legumes, assado da empregada, seleção de carne e assar carne a gás.

Revista Fon-fon - 1932 - p. 41

O programa do curso incluía os aspectos gerais da cozinha e de seus utensílios, incluindo a limpeza, o manejo do fogão e do forno, suas técnicas e sua manutenção, a seleção dos distintos alimentos, formas de processamento e de conservação, receitas diversas para uma refeição completa e, ainda, “o asseio da empregada encarregada desses serviços”. E teria havido mudança substancial na cozinha carioca? Novas maneiras de cozinhar, com novos equipamentos, teriam implicado em mudança de hábitos e sabores? Isto, sem nos esquecermos de que a energia elétrica veio a possibilitar a popularização da geladeira, ocasionando outra verdadeira revolução na cozinha e nos hábitos alimentares. Uma coisa é certa: descendentes daquelas mulheres pretas, muitas delas trabalhadoras domésticas, vêm mudando a realidade local, onde o racismo estrutural é mais e mais combatido e a visibilidade de outras comidas é evidente. Hoje, o Rio de Janeiro tem nomes de expressão entre os chefs afrodescendentes que comandam restaurantes admirados, estabelecidos em bairros e comunidades onde a culinária afro-brasileira – aí incluídas a culinária quilombola e a comida votiva de terreiros de candomblé – é cada vez mais disseminada e apreciada.

Cartaz publicitário de 1932 com anúncios variados sobre viagens, cursos e serviços.Descrição da imagem: A imagem é um cartaz publicitário em preto e branco, datado de abril de 1932. Está dividido em três colunas verticais, cada uma com anúncios diferentes. Na primeira coluna, há um anúncio para viagens de ônibus da "Light Auto Omnibus S.A." oferecendo passagens por 800 réis. Abaixo, há um outro anúncio promovendo o trabalho do Departamento de Publicidade. Na segunda coluna, há um curso para cosmetologistas oferecido pela Gaz. Abaixo, há um anúncio para inscrição de empregadas em um curso de culinária. Na terceira coluna, há um anúncio para a Telefônica Brasileira, incentivando a instalação de extensões telefônicas. Abaixo, há um anúncio para economizar com o uso de gás, mencionando "Dois Aliados" e "A Luz Protege o Lar".

Revista Light - abril de 1932 - p.35