Museu Virtual

Foto: Marcos Paulo Prado

Rio Memórias é um espaço virtual com a proposta de resgatar e valorizar a história e a cultura do Rio de Janeiro. Buscamos contar e recontar a grande história conhecida e tantas vezes esquecida e fazer ecoar vozes silenciadas, lugares e pessoas desaparecidas, de um passado recente e um passado remoto.

Nossas galerias contam a história da cidade sem seguir uma ordem cronológica para que os visitantes possam construir suas próprias narrativas. Destacamos memórias afetivas pouco convencionais como a fala dos ambulantes nos trens cariocas, o “olha o mate”, o som dos tiroteios e o barulho da bolinha de frescobol, trazemos novamente à tona a história do Amarildo, da destruição do Palácio Monroe, a burburinho da praça Saens Peña em seus áureos tempos.

Queremos celebrar a diversidade e a complexidade da cultura carioca, do Charme ao Funk, do Cristo Redentor ao Bispo do Rosário, das praias aos piscinões, tudo junto misturado, convivendo lado a lado, não uma cidade partida, mas uma cidade plural que se reinventa a cada dia, driblando a realidade para sobreviver.

São histórias que refletem o espírito e a cultura do Rio, esperamos que cada carioca se reconheça nelas.

Rio Memórias Educa

O Rio Memórias Educa foi concebido a partir da constatação da importância em desenvolver ações presenciais e virtuais direcionadas para o público jovem, principalmente para os estudantes. Os jovens são os maiores agentes de transformação e acreditamos ser necessário atuar de uma forma mais direta para engajá-los no movimento de resgate, valorização da história do Rio.

Para transformar a realidade a nossa volta, é preciso primeiro conhecer a história, como chegamos até aqui, quais foram as nossas escolhas no passado que nos fizeram trilhar esse caminho, que circunstâncias e acontecimentos nos levaram a situação que estamos hoje.

O Rio Memórias Educa conta com diversas ações focadas na cultura e na história do Rio e nas possibilidades de mudança a partir do conhecimento.

As atividades são:

  • 1. Oficinas em escolas públicas para despertar o interesse dos alunos na história de seu entorno e a construção de novas narrativas que darão origem a uma nova galeria no museu virtual – “Rio dos Estudantes”;
  • 2. Passeios pedagógicos por pontos culturais e históricos da cidade, para os alunos das escolas públicas do Ensino Médio e últimos 2 anos do Fundamental;
  • 3. Aplicativo PROACOINS para a cidade do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto PROA, um game de perguntas e respostas com recompensas na vida real. Todo mundo pode baixar o aplicativo e jogar, mas quem for aluno de escola pública do Ensino Médio e últimos 2 anos do Fundamental poderá trocar seus pontos por recompensas.

Acreditamos que atividades lúdicas, aulas de campo e pesquisas no bairro e na cidade se apresentam como novas metodologias de construção do conhecimento, estimulando competências de leituras e interpretações, bem como de resolução de problemas.

As atividades aqui propostas pretendem contribuir diretamente para uma melhor distribuição do conhecimento histórico e cultural

Atividades Culturais

  • 1.Passeios no Centro do Rio por pontos culturais e históricos com guias especializados abertos ao público;
  • Em breve novos passeios…!

Patrocínio

Apoio

Parceiros

Realização