Escola de samba da Portela

Autores: Julia Mel, Weverton Gabriel, Khawanny Silva e Isabella Maciel

A escola foi fundada oficialmente como um bloco carnavalesco, chamado Conjunto Oswaldo Cruz, em 11 de abril de 1923, no bairro de Oswaldo Cruz. Embora haja estudiosos que acreditam que a escola tenha sido fundada em 1926, o ano oficial de fundação é 1923, mesmo ano de criação do bloco “Baianinhas de Oswaldo Cruz”, que já continha o embrião da primeira diretoria portelense, com Paulo da Portela, Alcides Dias Lopes (mais conhecido como “Malandro Histórico”), Heitor dos Prazeres, Antônio Caetano, Antônio Rufino, Manuel Bam Bam Bam, Natalino José do Nascimento (o “seu Natal”), Candinho e Cláudio Manuel. A agremiação mudou de nome por duas vezes – “Quem Nos Faz É O Capricho” e “Vai Como Pode” -, até assumir definitivamente a denominação Portela, em meados da década de 1930. Ao longo das primeiras décadas do carnaval carioca, a Portela tornou-se uma das principais escolas de samba do Rio de Janeiro, compondo ao lado de Mangueira e Beija-Flor, as três maiores campeãs do carnaval carioca.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Portela_(escola_de_samba)

Fonte: WikiWand

PRIMEIRO PASSO: Escolha do Tema do Desfile.

Mais ou menos em torno do mês de julho é feito um concurso para a escolha do tema para o Desfile da escola de samba.

É um momento de muita disputa. Como em qualquer entidade existe sempre um grupo mais conservador e outro mais progressista. A escolha é precedida de muita discussão e provocação.

Feita a escolha do tema, a escola começa a trabalhar em torno do Samba Enredo.

SEGUNDO PASSO: A pesquisa e levantamento de dados.

A INTERNET trouxe muitas facilidades para o levantamento de dados sobre o Tema do Desfile.

Antigamente, só haviam as Bibliotecas Públicas para se fazer a pesquisa e o levantamento de dados. Quando o tema é ligado à História, até é possível encontrar muitos dados nas bibliotecas públicas, mas quando o tema refere-se a comunidades indígenas, ao folclore e outros temas específicos fica difícil encontrar os dados confiáveis e realísticos.

Diversos grupos saem pesquisando e levantando dados sobre o tema e cada grupo compõe a sua proposta para Samba Enredo.

Fonte: Diário do Rio

TERCEIRO PASSO: Convencendo a comunidade

Mais uma vez, cercado de grandes discussões e provocações é feita a escolha do Samba Enredo.

A letra, o ritmo, a cadência, a evolução e muitos outros fatores devem ser levados em consideração para se ter um BOM Samba Enredo. Afinal é o Samba Enredo que vai motivar, provocar, contaminar a alegria, passar a mensagem e marcar, no povo, a passagem da escola de samba.

Baseados no mesmo tema, diversos autores apresentam, justificam e defendem seus

Samba-Enredos.

Feita a escolha do Samba Enredo, a escola começa a trabalhar na confecção das fantasias, dos adereços e dos carros alegóricos.

QUARTO PASSO: As Alas.

As Alas representam os capítulos da história que a escola conta para os expectadores da avenida.

Deve haver um encadeamento lógico na sucessão das alas. Em geral o encadeamento é cronológico, isto é, começa contando a história no princípio dos tempos e depois vai contando o que aconteceu ao longo do tempo.

Em cada ala, os figurantes devem usar uma fantasia que represente a Ala e podem portar Alegorias.

A ala pode ter uma coreografia própria, que é claro, não pode destoar da coreografia geral. A coreografia pode ditar a evolução e mostrar como a ala vai ocupar o espaço na avenida.

Fonte: http://www.ebanataw.com.br/4430/carnaval/montagem.htm

Fonte: Riotur de Gabriel Santos

“Foi em fevereiro de 1935 a primeira vez que o bloco “Vai Como Pode” desfilou como Portela, e foi vencedor. A Portela detém o posto de maior campeã do carnaval do Rio de Janeiro, com 22 títulos (1935, 1939, 1941, 1942, 1943, 1944, 1945, 1946, 1947, 1951, 1953 (Primeiro Supercampeonato), 1957, 1958, 1959, 1960, 1962, 1964, 1966, 1970, 1980, 1984 e 2017). Essa marca inclui um heptacampeonato e um tetracampeonato, respectivamente entre 1941-1947 e 1957-1960.”

Até 1930 as fantasias eram simples, com roupas adaptadas, tingidas, enfeitadas de forma ingênua, pois os materiais que poderiam enriquecê-las, como os tecidos, ornamentos, sapatilhas, adereços de cabeça, eram muito caros, aparecendo mais nos desfiles de escolas de samba. Nos clubes e desfiles de rua, surgiram os blocos, onde um grupo de pessoas vestia-se igual.

As fantasias das escolas de samba servem para explicar a história contada na letra do samba enredo. Devem ser coerentes ao tema e aparecer em harmonia com o conjunto da escola. A escola de samba é dividida em alas e cada ala possui um modelo diferente de fantasia, que deve ser respeitado e seguido por todos os integrantes.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Portela_(escola_de_samba)

 

Professora: Fernanda de Moraes

Turma: 1005

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