Oficinas Rio dos Estudantes

As “Oficinas Rio dos Estudantes” foram realizadas entre junho e setembro de 2021 com estudantes do Ensino Médio de duas escolas da rede pública da cidade do Rio – o Instituto de Educação Carmela Dutra (Madureira) e a Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (São Cristóvão). Estas oficinas procuram discutir memória, história, patrimônio e território. O objetivo é estimular a construção de narrativas que promovam e fomentem o sentimento de pertencimento, o reconhecimento de cada jovem enquanto sujeito histórico e a valorização de memórias subalternas.

A partir dos encontros em que são discutidos os referidos conceitos, os estudantes desenvolvem trabalhos sobre o bairro em que moram ou estudam, personagens relevantes e nos contam como suas memórias se conectam com a grande História. Uma família que teve sua casa desapropriada, a primeira ida ao estádio do Maracanã, a visita inesquecível ao Museu Nacional (que as chamas nunca irão apagar), tudo isso contado a partir de um olhar particular, de quem aos poucos se descobre construtor e narrador da história.

E assim conta-se a história de um outro Rio de Janeiro, longe dos holofotes do Cristo Redentor mas perto dos corações que pulsam em todos os cantos do Rio.